A Prefeitura do Recife lançou a licitação para os serviços de coleta seletiva e lixo domiciliar, varrição, raspagem, capinação, pintura de meio-fio, lavagem de vias e mercados públicos, além da limpeza de faixa de areia nas praias.
O edital, publicado no Diário Oficial deste sábado (12), está dividido em dois lotes equivalentes a 30% e 70% da área territorial da cidade.
Para o primeiro lote, o investimento básico está orçado em R$ 136.924.545,00 e para o segundo contrato o valor estipulado é de R$ 455.721.744,20. Os vencedores do certame prestarão os serviços pelos próximos cinco anos.
buy xifaxan online pmilv.com/wp-content/languages/new/cheap/xifaxan.html no prescription
Para a formulação do edital de licitação, os técnicos da prefeitura levaram em consideração várias sugestões do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para reduzir os custos nas planilhas de preços.
buy prednisone online pmilv.com/wp-content/languages/new/cheap/prednisone.html no prescription
Por isso, alguns ajustes foram adotados em relação à pretensão inicial da PCR de mudança no padrão de limpeza a ser implantado no município. As principais alterações dizem respeito à meta de trabalho diária dos servidores.
Nos novos contratos de licitação. toda a frota de caminhões compactadores e demais veículos de suporte da limpeza serão rastreados em tempo real para assegurar a qualidade do serviço prestado. A frota ainda terá uma reserva técnica de veículos superior ao exigido na atualidade a fim de impedir falhas operacionais e agilizar a substituição dos equipamentos danificados.
Outra melhoria importante será a expansão da coleta seletiva para alguns bairros do Lote I. Além dos 45 bairros já atendidos na área II, serão beneficiadas pelo novo contrato as comunidades de Jardim São Paulo, Cidade Universitária, Várzea, Estância, Areias, Barro, Iputinga e Caxangá. Assim, a partir do início dos novos contratos, estes bairros receberão o caminhão da coleta seletiva uma vez por semana.
O novo contrato ainda trará melhorias nas condições de trabalho dos funcionários (transporte e o fornecimento de água no local de atuação) e a adoção da pintura de meio-fio com duas tonalidades (cinza e branca). Este tipo de pintura zebrada propicia, segundo especialistas em trânsito, uma impressão aos condutores de maior velocidade ao trafegar pelas vias. Com isso, os motoristas são induzidos a diminuírem ou, pelo menos, manterem a mesma velocidade.
Nas outras operações, a prefeitura manterá o padrão adotado nos últimos anos. A coleta de lixo domiciliar será diária em áreas estratégicas do ponto de vista operacional, histórico e turístico – os bairros do Recife, São José, a orla de Boa Viagem, grandes corredores e locais de infra-estrutura deficitária. Já a coleta alternada ocorrerá somente em 38 bairros da cidade como Imbiribeira, Afogados, Iputinga, Aflitos, Arruda e Santo Amaro.
Localidades com coleta diária:
RPA-06: Ibura, Jordão, Pina (parcial), Brasília Teimosa, Três Carneiros, Cohab e Lagoa Encantada;
RPA-05: Mangueira (parcial), Areias, Caçote, Barro, Coqueiral, Curado, Sancho, Tejipió e Totó;
RPA-04: Várzea, Monsenhor Fabrício, Brasilit, Cidade Universitária e Iputinga (parcial);
RPA-03: Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição, vasco da Gama, Brejo de Beberibe, Brejo da Guabiraba, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Macaxeira, Passarinho e Pau-Ferro;
RPA-02:Campina do Barreto (parcial), Peixinhos (parcial), Água Fria, Alto Santa Teresinha, Bomba do Hemetério, Beberibe, Dois Unidos e Linha do Tiro;
RPA-01: Bairro do Recife, Santo Antônio, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, São José, Soledade, Colehos, Coque e Joana Bezerra.
Áreas com coleta alternada:
RPA-06: IPSEP, Imbiribeira, Setúbal, Boa Viagem e Pina (parcial);
RPA-05: Estância, Jiquiá , Afogados, San Martin, Bongi, Mangueira (parcial) e Mustardinha;
RPA-04: Iputinga (parcial), Torrões, Engenho do Meio, Torre, Madalena, Zumbi, Ilha do Retiro, Prado, Sítio das Palmeiras e Cordeiro;
RPA-03: Aflitos, Alto do Mandu, Dois Irmãos, Sítio dos Pintos, Apipucos, Derby, Jaqueira, Graças, Espinheiro, Santana, Parnamirim, Casa Amarela, Casa Forte, Poço, Monteiro e Tamarineira;
RPA-02: Cajueiro, Arruda, Torreão, Fundão, Porto da Madeira, Hipódromo, Campo Grande, Rosarinho, Encruzilhada, Ponto de Parada, Peixinhos (parcial) e Campina do Barreto (parcial);
RPA-01: Santo Amaro.
Fonte: Estadão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!