Aconteceu ontem (quarta/28), o painel sobre Gestão de Resíduos Sólidos e Créditos de Carbono, coordenado pela presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-PE), Ana Elizabete Cavalcanti, durante o 26o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, na FIERGS, em Porto Alegre.
Durante o evento, foram expostos dados sobre o panorama dos resíduos sólidos no Brasil e a situação latino-americana, focando os créditos de carbono. Os convidados falaram sobre os investimentos previstos, projetos do Governo e parcerias entre o Banco Mundial e a Caixa Econômica Federal.
Na América Latina, oito países já possuem políticas públicas inscritas para gerir corretamente resíduos sólidos. O Brasil entrou para esse grupo recentemente, contudo ainda tem muitos pontos para alinhar.
buy aceon online https://andnewbloonline.com/aceon.html no prescription
Atualmente são produzidos 200 mil toneladas de lixo por dia em território nacional, mas apenas 1,6% deste material passa pela coleta seletiva.
buy aciphex online https://andnewbloonline.com/aciphex.html no prescription
Grande parte deste entulho é depositado em áreas irregulares, como: riachos, matas e vias públicas. Isto gera problemas para diferentes divisões públicas, e ainda deixa de gerar renda para famílias que vivem do lixo. Exemplo disso é o valor pago pela tonelada do PET, que gira em torno de RS$ 1,3 mil.
De acordo com os palestrantes, a solução mais viável para erradicar os lixões à céu aberto são os aterros regionais, que minimizam os impactos ambientais causados no solo onde o chorume é depositado.
buy Alphagan online https://andnewbloonline.com no prescription
O Norte e o Nordeste do país são as áreas mais críticas – com menor estrutura técnica e maior concentração de lixões à céu aberto. A região sul é privilegiada por ter o menor número deles.
Mais informações
Sobre o Congresso:
Considerado pelo setor o maior evento de saneamento da América Latina e um dos três mais importantes do mundo, o 26o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental vai receber cerca de 5 mil pessoas na capital gaúcha, de 25 a 29 de setembro de 2011.
Tendo como tema principal o “Saneamento Ambiental: a excelência da gestão como caminho para a universalização”, durante cinco dias, profissionais e técnicos do setor participarão de mais de 20 painéis, reuniões de diálogo setorial, mesas redondas, visitas técnicas, seminários e de um grande fórum sobre “Política Nacional de Resíduos Sólidos”. A programação completa do Congresso pode ser conferida no site: www.abes-dn.org.br
Sobre a Fitabes:
Maior evento de saneamento ambiental da América Latina, a Fitabes 2011 – IX Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, além de alinhar Porto Alegre com uma das principais pautas do planeta, a sustentabilidade, irá atrair visitantes das diversas regiões do país.
Promovida pela Fagga – GL exhibitions, a feira conta com 265 expositores dos segmentos de: água, esgoto, resíduos sólidos, equipamentos, controle e proteção ambiental.
A expectativa é que aproximadamente 9 mil pessoas cheguem à cidade para participar da Fitabes, sendo 40% oriundos da região sul.
Fonte: Estadão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!