Está sendo inaugurada hoje, 5, no município de Bacabeira, no Maranhão, a unidade fabril da Cavan/Rocbra. A fábrica atende a um contrato firmado com a Vale S.A. para o fornecimento de 3,2 milhões de dormentes destinados à manutenção e duplicação da Estrada de Ferro Carajás e a mais de 360 aparelhos de mudança de via (AMV’s), utilizados para desvios da via permanente. Com 892 km de extensão, a ferrovia liga a mina de extração de minério de ferro de Carajás (PA) ao porto de Itaqui (MA).

A nova unidade foi projetada segundo o conceito ecologicamente correto. Dispõe de uma estação de tratamento de efluentes, sistema de iluminação alimentado por energia eólica, tanques de estocagem de águas pluviais, cuja captação se dá por meio de canais de escoamento revestidos de forma a evitar a erosão e degradação do solo e tem um sistema de decantação para reutilização de águas de lavagem da central de concreto.

A Cavan/Rocbra resulta de uma joint-venture formada entre a Cavan — braço industrial da Alusa Engenharia — e a norte-americana Rocla. A nova fábrica terá capacidade inicial de produção de 33 mil dormentes por mês em um único turno. Até o final deste ano a capacidade de produção será duplicada.

A Alusa e a Cavan

Completando 51 anos de atividades, a Alusa Engenharia é considerada um dos mais sólidos grupos do Brasil especializado na construção, manutenção e operação de sistemas de transmissão e geração de energia. Hoje, ela está presente em importantes obras na Argentina, Chile e Costa Rica. A Cavan, que começou suas atividades em 1940, é apontada como referência no mercado nacional e internacional na fabricação de estruturas pré-fabricadas de concreto.

Fonte: Estadão