As inundações que atingiram Blumenau (SC), em novembro de 2008, deixaram 2.100 famílias desabrigadas. Para construir as novas moradias com urgência, os governos federal, estadual e prefeitura em conjunto, contrataram a Odebrecht, que realizou as obras em locais afastados do Rio Itajaí-Açu, foco das enchentes.
O conjunto, dividido em duas áreas, tem 56 prédios, com 1.120 unidades habitacionais, entregues em dez/2010, distribuídas nos bairros de Passo Manso e Progresso.
Para acelerar a construção, foi utilizado um sistema de fôrmas em alumínio para paredes de concreto, aplicáveis em obras residenciais (casas ou edifícios de múltiplos pavimentos). O Easy Set, como é conhecido, reduz o prazo de execução a menos da metade quando comparado com o sistema construtivo tradicional, porque permite executar concretagens de paredes, lajes e escadas simultaneamente. Possibilita ciclos diários de concretagem que produzem uma habitação por dia.
Concebidos em painéis de alumínio, a partir de perfis extrudados e unidos mecanicamente entre si (dispensando o uso de soldas estruturais), os painéis Easy Set são modulares, tem massa de aproximadamente 20 kg/m² e o manuseio é feito com auxílio das alças que compõem a estruturação. O sistema possui dispositivo para desforma rápida, orientado em projeto, o que garante a integridade dos painéis de alumínio reciclável, que podem ser reaproveitados 2.000 vezes.Além da velocidade na construção, as fôrmas contribuem para a limpeza da obra e redução acentuada da geração de entulho.
Em Queimados/RJ, está sendo usado o mesmo sistema para a construção de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida que atingiu uma produtividade de 1.200 unidades construídas em 8 meses (junho/2010 a janeiro/2011). Essa obra encontra-se em andamento.
Dados técnicos

Execução da obra: Bairro Novo Empreendimentos Imobiliários (Odebrecht Realizações Imobiliárias)
Fornecimento das fôrmas: Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A.
Área de fôrma fornecida: 3.336 m²
Área construída:56 prédios, 1120 unidades( 42 m2 por unidade]
Local: Blumenau – SC
Entrega do projeto: dezembro 2010

Fonte: Estadão