A Bomag, fabricante alemã de equipamentos de compactação e usinas, lança o rolo compactador para pavimento asfáltico, que incorpora características como o sistema de aspersão de água imune à ação de vento, tanque com capacidade de 750 l de água e avançada ergonomia de cabine e operação. A compactadora asfáltica BW 174 AP chega ao mercado como a quarta geração nessa categoria, apresentada como protótipo na Bauma 2010, com motor e acionamento híbridos. Os rolos pivotantes do compactador tendem a aumentar o rendimento, graças à manobrabilidade, conforto de manejo e flexibilidade.

O novo sistema de apoio dos braços do operador combinado com uma alavanca de câmbio redesenhada melhoram o manejo e a ergonomia da compactadora. Os consoles são ajustáveis às diferentes estaturas físicas dos operadores. O apoio dos braços com cavidades moldadas proporcionam apoio seguro e comodidade na operação dos rolos, diminuindo a fadiga mesmo nos dias mais longos de trabalho. O conjunto assento e comando podem girar 270º e permitem deslocamentos laterais. O alcance facilitado dos comandos e da alavanda de câmbio facilitam manobras intuitivas com segurança.

A compactadora, segundo a Bomag, chegará ao mercado com um potencial de economia na casa dos 20%. Isso será possível por meio da gestão ativa do motor que permite ao operador acionar as potências máximas e mínimas quando necessárias, reconhecidas por um sistema inteligente de sensores que identifica a potência requerida e faz com que o motor Kubota se adapte de forma automática. Como vantagem adicional, é baixo o nível sonoro no interior da cabine.

O motor híbrido, sempre no ponto de funcionamento dinâmico, otimiza o rendimento. Será possível reduzir de forma significativa o consumo de combustível e, com isso, as emissões de CO2. Os primeiros ensaios de fábrica foram muito promissores: uma redução de combustível que chegou em 30%.

Mesmo com vento, o sistema de aspersão de água funciona com eficiência. Um sistema redundante de bombeamento proporciona confiabilidade. Um depósito de 750 l de água garante longos intervalos de trabalho sem interrupção. As novas máquinas da Bomag possuem portas e compartimentos, tanto do motor como dos depósitos de água e diesel, que podem ser fechados a chave para evitar vandalismo e prevenir danos materiais aos equipamentos.

O sistema Telematic da compactadora permite a transmissão de dados de serviço e inclusive define "cercas" virtuais, o denominado geofencing: quando a máquina ultraspassa um dos limites definidos, a máquina emite uma mensagem de advertência por SMS ou e-mail.

Fonte: Estadão