Sérgio Watanabe*
Com o objetivo de reunir toda a cadeia da construção para discutir os gargalos do setor e apresentar propostas para o aumento da produtividade, além de investimentos que atendam à forte demanda do mercado sem gerar inflação, o SindusCon-SP realizará a 83ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). O evento itinerante, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de agosto, no World Trade Center, em São Paulo. |
Após 30 anos sem acontecer na capital paulista, o evento voltará à maior metrópole da América Latina, com debates sobre temáticas que contribuem para o desenvolvimento do país e do setor. Nos três dias do evento é esperada a participação de 1.500 empresários, gestores, profissionais e especialistas de todo o país, além de autoridades.
Com presença confirmada da presidente Dilma Rousseff e a participação de especialistas renomados, o encontro discutirá temas como habitação, infraestrutura, construção sustentável, produtividade, competitividade e capacitação de profissionais. Os Programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa, Minha Vida, bem como a preparação do Brasil para os eventos esportivos dos próximos anos também estarão em pauta.
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, participará do painel “Cidades e Sustentabilidade”, que também deve contar com a participação de vários palestrantes internacionais. Já o tema inovação tecnológica será discutido com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Este painel visa debater os investimentos da indústria da construção em tecnologia, a relação das empresas do setor com centros de pesquisa e universidades, além dos desafios impostos pelo desenvolvimento do país.
Este será o primeiro Enic que contará com diversas práticas sustentáveis. Serão realizadas ações como neutralização de emissões de carbono; segregação e destinação adequada de resíduos; utilização de materiais que possam ser reciclados ou reutilizados. Cuidados com o bem estar dos participantes também estão previstos, como a escolha do cardápio saudável para as refeições.
Parte da taxa de inscrição será destinada à campanha de vacinação contra o sarampo do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo(Seconci). Os kits dos participantes serão adquiridos do Projeto Ampliar, destinado à qualificação profissional de jovens para trabalharem nas empresas do setor da construção.
*Sérgio Watanabe é presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e vice-presidente da (Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!