A Hyundai certamente tornou-se conhecido pelo fenômeno de vendas do seu carro global Tucson, que oferece todos aqueles opcionais sem cobrar o sobrepreço típico das marcas alemãs de automóveis. Isso aconteceu nos EUA e repetiu-se no Brasil. Algo similar, guardadas as escalas, esta ocorrendo no mercado de escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de rodas e empilhadeiras industriais. Tecnologia na medida certa, sem exageros, a preço competitivo-está conquistando clientes pelo mundo afora.
O grupo industrial coreano iniciou sua trajetória global em 1972 ao ingressar na indústria naval. Como não dispussesse de knowhow, teve que mandar um grupo de engenheiros estagiar num estaleiro da Grécia para construir o primeiro petroleiro encomendado, entregue no prazo. Hoje, sete dos dez maiores estaleiros do mundo estão no Pais, entre eles a Hyundai Heavy Industries, que é líder mundial e produz 48% da receita total nesta atividade.
E ela quer replicar essa historia de sucesso no mercado de plataformas offshore, usinas de energia, plantas industriais-que somam 20% da receita total, motores marítimos(10%) e equipamentos de construção(quase 10%), além dos automóveis (lotados numa divisão a parte).
Alguns destaques recentes: HHI atinge 100 milhões de BHP em motores marítimos entregues; constrói uma planta de energia solar de 175 MW, ao valor de US$ 700 milhões para a empresa Matinee Energy, na Califórnia, EUA; lança ao mar o 1660o navio, para transportar 22500 m3 de GLP-um recorde mundial na industria naval; é contratada para fornecer uma planta termelétrica a gás em Riyadh, Arábia Saudita, de 1727 MW, orçado em US$ 1,6 bilhões; amplia sua parceria com a American Superconductor Corp.-AMSC para desenvolver uma turbina eólica de 5 MW para uso offshore, com a montagem de um protótipo no final de 2011.
A divisão de equipamentos de construção foi fundada em 1985 e desenvolveu 92 modelos diferentes entre escavadeiras, carregadeiras, empilhadeiras e minicarregadeiras skid-steer. Sua capacidade de produção atinge 22 mil unidades/ano na sua fabrica em Ulsan, na Coréia, além de uma planta industrial na Índia e três na China. Uma quarta fábrica nesse país vai produzir carregadeiras em Tayan, província de Shandong, programada para entregar 8 mil unidades de 3 e 5 t ao ano, a partir de maio de 2011.
A Hyundai lançou na Bauma 2010, em abril passado em Munich, Alemanha, as escavadeiras da nova série 9, após um processo direto de consulta aos seus clientes europeus que puderam avaliar e testar os protótipos. São 9 modelos de 1,6 a 52 t, cujo conceito principal esta centrado no operador , que pode ajustar os níveis de desempenho e conforto segundo suas preferências pessoais. Ele faz isso através do painel de controle onde uma tela LCD permite acesso instantâneo a todas as funções de potencia e trabalho, alem de verificações e diagnostico. A cabine dispõe ainda de assento, braços e joysticks ajustáveis, isolamento acústico e de vibrações .
O sistema hidráulico Posi-Nega combina tecnologia descomplicada com alto desempenho, controle sensível, bloco de válvula dotado de solenóide, regeneração de fluxo hidráulico que elimina cavitacão e permite movimentos suaves do braço. Tração hidráulica nas esteiras proporciona deslocamento suave sem trancos.
Fonte: Estadão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!