Num clima muito otimista, foram realizadas a Feicon Batimat 2010 (18a Feira Internacional da Indústria da Construção) e a EXPOLUX (12a. Feira Internacional da Indústria da Iluminação), de 6 a 10 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
A euforia em torno do evento esteve nitidamente refletida na expressiva participação dos expositores. Juan Pablo de Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, empresa organizadora e promotora da semana, afirma que "o sucesso da Feicon Batimat e Expolux é uma realidade", e atribui parte desse êxito à parceria mantida com as entidades do setor.
Com mais de 720 expositores, de 29 países diferentes e cerca de 2.500 produtos apresentados, a Feira reuniu um público qualificado de, pelo menos,172 mil visitantes, formado por arquitetos, engenheiros, construtores, lojistas, representantes de home centers e compradores do exterior, além do consumidor final.
O que dizem representantes de entidades
• Para Cláudio Conz, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) – segmento que espera crescer 10% em 2010 – a retomada no ritmo das vendas gerou ânimo extra na feira. Segundo ele, isso acontece por conta do programa habitacional do governo, de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas e, sobretudo, pelo fato de que 57 milhões de moradias hoje no Brasil estão carentes de reforma ou ampliação.
• "Uma Feira mais iluminada e mais bonita", é como define o evento o presidente da Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilux), Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, no ano em que sua entidade comemora 25 anos.
• Na esteira de tecnologias alternativas, o vice-presidente da Associação Brasileira de Materiais Compósitos (Abmaco), Fenelon Chaves dos Santos ressalta a importância da Feicon como vitrine para propagar novas aplicações e versões de matéria prima.
• Denis Perez Martins, presidente do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais não Ferrosos do Estado de São Paulo (Siamfesp), destaca a característica de propagar negócios da feira, incluindo o projeto comprador em conjunto com a Apex, visando ampliar contatos com visitantes internacionais.
• Melvyn Fox, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), comemora a maior profissionalização e menor burocratização do setor.
• O reflexo sobre o emprego é destacado por Eduardo Zaidan, diretor de economia do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), apontando o reflexo dos negócios sobre a maior demanda por mão de obra.
Abmaco
A Associação Brasileira de Materiais Compósitos (Abmaco) expôs uma casa de 37 m², feita de compósitos (combinação entre resinas termofixas e reforços mecânicos, caso da fibra de vidro). A edificação, homologada para fazer parte do programa Minha Casa, Minha Vida, tem valor estimado em R$ 25 mil, custo que pode ser alterado de acordo com a especificação dos componentes como, por exemplo, esquadrias, forros, etc. A casa de compósitos apresenta velocidade na construção, conforto térmico e acústico e durabilidade.
Anchortec
Os destaques da empresa foram: Anchortec Rejunte Epóxi, uma argamassa epóxi para rejuntamento de revestimentos composto por dois componentes prontos para mistura e aplicação, que garante produz uma superfície lisa e impermeável disponível numa ampla variedade de cores; Collortec, uma tinta de acabamento econômica à base de resina epóxi poliamida, resistente à abrasão, com alta dureza e boa adesão; Anchorpiso Casa & Decoração, um revestimento decorativo para pisos de concreto; e Anchorflex Max, uma manta líquida elastomérica para impermeabilização de coberturas.
Atenua Som
Conforto acústico, ganho de área útil e harmonia estética são algumas das vantagens da janela acústica de correr, modelo Plus, que a Atenua Som lançou na Feira. O produto apresenta excelente redução sonora, de até 35dB. É um modelo de correr que pode ser instalado sobreposto pelo lado interno, caso seja preciso manter a janela existente para não alterar a fachada, mas também pode ser afixada no vão, já que possui exclusivo sistema de drenagem de água.
Bosch
Uma das novidades da Bosch foi o GPL 5C, o primeiro nível a laser com cinco pontos do mercado, que conta com a tecnologia exclusiva de ponto cruzado duplo, um avanço em versatilidade na medição a laser e na economia de tempo.
É a ferramenta ideal de nivelamento para serviços de instalações e montagens, como drywall, armários, molduras, portas, janelas e guarnições e sistemas de ventilação e ar condicionado.
Casa Cerâmica
Realizou na Feicon 2010 uma construção de uma casa em blocos cerâmicos estruturais, demonstrando um modelo de negócio em concordância ao déficit da construção civil no País. Com a união de diversos fabricantes, executou a casa no prazo de 5 dias antes do inicio da feira, para apresenta-la pronta aos visitantes. A construção foi registrada em um vídeo de 4 minutos, que foi exibido durante a feira.
CSN
A CSN possui diversos produtos que se destinam ao mercado de construção civil. O aço é um material muito utilizado devido a diversos benefícios
construtivos: flexibilidade, sustentabilidade, velocidade construtiva, capacidade instalada da cadeia produtiva e por ser um material economicamente viável. Foram destacados os aços planos (Aço Pré-pintado CSN, Zincado, CSN Galvalume), CSN Steelcolors (aço para revestimento de fachada) e Cimento CSN. Além disso, a empresa fez o pré-lançamento da linha de produtos CSN Aços Longos.
Eluma
Integrante do Grupo Paranapanema e segunda maior fabricante brasileira do setor de semi-elaborados de cobre e suas ligas, a empresa lançou a linha de cabos flexíveis com seis opções de espessuras, para atender ao mercado de construção civil. Os Cabos Flexíveis Eluma 450/750 V são encontrados nas espessuras de 1,5 mm2, 2,5 mm2, 4,0 mm2 e 6,0 mm2 nas cores preto, branco, vermelho, verde e azul-claro e nas espessuras de 10,0 mm2 e 16,0 mm2 nos tons preto, verde e azul. Os produtos são indicados para instalações de luz e força, fiações internas de painéis, quadros e cubículos.
Eternit
O Grupo Eternit, que completa 70 anos de atuação no Brasil, lançou vários produtos: telhas, placas cimentícias e louças sanitárias. As novidades estão alinhadas ao programa de Expansão e Diversificação da empresa. Esteve, entre as novidades, o filtro Eterclean para caixas de água, cujo refil que não requer troca – basta lavá-lo periodicamente, para que possa ser reutilizado novamente. A Eternit mostrou também o Eterplac Stone, opção em placas cimentícias, segmento em que a empresa é líder de mercado. O produto dispensa aplicação de revestimento, pois já vem com um acabamento texturizado tipo "ardósia". A Eterplac Stone é durável, flexível e resistente à umidade. Ideal para fechamentos externos, paredes internas, fachadas, módulos construtivos e construção steel frame.
Fischer
A Betoneira MOB130 litros da Fischer, apresentada na feira, é fácil de montar e de instalar: já vem embalada e parcialmente montada para facilitar o transporte, o empilhamento e a armazenagem. A redução de solda e a pintura a pó garantem maior resistência e durabilidade. Possui exclusivo sistema de pás misturadoras, que permite mistura mais homogênea, cremalheira em nylon, material que proporciona redução de ruído, sem alterar a durabilidade e o desempenho do equipamento. A MOB130, produto 100% nacional, traz ainda características ergonômicas que contribuem para o melhor manuseio pelo operador.
Golden
A Golden apresentou 22 novos produtos na feira. Entre eles, a nova linha Ultra Led da Golden, que está disponível nos modelos Dicróica e PAR16. Com 5W de potência, o produto atinge uma intensidade luminosa muito próxima da lâmpada dicróica tradicional de 50W, o que representa significativa economia de energia em muitas aplicações, visto que consome apenas 10% da linha tradicional. Outro produto exibido foi a nova lâmpada fluorescente compacta Globinho da Golden possui bulbo fluorescente em formato espiral e tamanho ainda mais reduzido: 16,5 cm.
Grupo Legrand
As marcas do Grupo Legrand, BTicino, Cemar Legrand, HDL e Pial Legrand destacaram novidades que simplificam o dia a dia e agilizam a instalação:
Pial Legrand, que apresenta a Canaleta DLP Evolutiva; tomadas de Mesa Workstation e LCS II. HDL, que ampliam a oferta de soluções integradas para monitoramento e gravação de imagens (CFTV), controle de fechadura e comunicação, automatização de portões, vídeo porteiros e porteiros, com o lançamento do Vídeo Porteiro Slim, mais fino, com design inovador e instalação simplificada; Cemar Legrand, com centro de distribuição QDSS II, que oferece proteção para circuitos independentes com design moderno; e Bticino, com equipamentos inteligentes e solução de automação residencial My Home, ajudando na sustentabilidade.
Lafarge Gypsum
Pioneira no Brasil e líder sul-americana na fabricação do sistema drywall, a empresa reproduziu em seu estande o projeto arquitetônico vencedor do II Prêmio Lafarge Arquitetura de Interiores, em 2009. O projeto original, de autoria do arquiteto Dante Della Manna, de São Paulo, compôs uma elipse em drywall com paredes inclinadas para delimitar uma sala de conferências no escritório paulistano da Terco Grant Torton. A Lafarge Gypsum também lançou a lã de vidro em formato de rolo (13 m²). O produto é adequado para pequenas obras e para o uso de profissionais instaladores autônomos. Eficaz no isolamento acústico e térmico, o drywall associado à lã de vidro, vai ao encontro da nova norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 15575, aprovada em 2009 e que passará a vigorar a partir de maio. Esta norma trata da funcionalidade das edificações, especialmente no que se refere ao conforto acústico.
Leroy Merlin
Em outubro de 2009, foi inaugurada em Niterói (RJ), a primeira loja certificada do Brasil através do processo de construção sustentável Aqua – Alta Qualidade Ambiental, construída e mantida sob os mais rigorosos padrões de economia de recursos naturais. Durante a Feicon, a Leroy Merlin apresentou a Casa Aqua, um projeto realizado pela Inovatech Engenharia e Fundação Vanzolini, para demonstrar a aplicação dos modernos conceitos sustentáveis na construção civil.
LE-Tehnika
A empresa é fabricante de lâmpadas para iluminação pública de alta eficiência na base de LED tecnológico com características fotométricas. O desenvolvimento e a produção sofrem rígido controle de qualidade na mais moderna fábrica, na Eslovênia. Os produtos estão sendo fabricados com componentes de alta qualidade (Philips LED para automotivo e outros componentes de indústria automotiva e militar). As lâmpadas têm o selo de International Dark Sky Association.
Saint-Gobain Canalização
A Saint-Gobain Canalização dividiu o estande a Brasilit e a Isover, empresas também pertencentes ao Grupo Saint-Gobain. Entre os produtos expostos, o destaque foi o Sistema EPAMS de drenagem pluvial e a Linha Predial, que conquistou o Certificado ISO 14001 concedido pelo Bureau Veritas. Com essa qualificação, os produtos (tubos, válvulas e conexões para instalações prediais) estão aptos a serem utilizados em construções verdes.
Sika
A multinacional suíça, líder mundial em produtos de impermeabilização, lançou um produto único no mercado brasileiro que é à prova de água, protege e repara pisos sem alterar a aparência da superfície. Trata-se do novo Sikalastic® – 490 T que oferece a solução para proteger, restaurar e impermeabilizar varandas, terraços e espaços abertos de forma totalmente transparente. O produto consiste de camada de poliuretano que forma uma película protetora elástica na superfície, impermeável, e sem emendas. O piso fica mais fácil de ser limpo, torna-se resistente aos raios UV, não amarela e não trinca, impermeabilizando também contra a poluição constante e a contaminação.
SIL< /p>
Na Feira, a empresa destacou o lançamento da família multipolar do Cabo Flexível Silnax 0,6/1 kV HEPR 90º, indicado para instalações elétricas fixas de indústrias, comércios e residências. Disponível com duas, três ou quatro veias e nas seções nominais que vão de 2×1,5 mm² a 2×16 mm², 3×1,5 mm² a 3×120 mm² e de 4×1,5 mm² a 4×120 mm², esse produto da SIL garante maior segurança à instalação, pois a isolação das veias é extrudada e feita de borracha etilenopropileno (EPR), matéria prima que por trabalhar até a 90ºC e possibilita uma capacidade de corrente elétrica maior do que o cabo isolado de PVC (cloreto de polivinila), que é de 70º C.
SMS Tecnologia Eletrônica
Fabricante de equipamentos para proteção de energia, com linha de soluções para automação residencial e de iluminação, a SMS anunciou seus próximos lançamentos da linha Digital Home. O objetivo da companhia é incrementar, cada vez mais, a linha de produtos destinados à automação residencial.
Starret
A Starrett apresentou, pela primeira vez, a Máquina de Serra de Fita S1010 (portátil). Ela pode ser utilizada em cortes de tubos de paredes finas, perfis estruturais, materiais ferrosos de baixo carbono ou não ferrosos. A S1010, que exige menor esforço físico do operador, é produzida em arco rígido de magnésio, com velocidade variável que pode chegar até 70 metros por minuto, controlada por gatilho com regulagem. Disponível nas voltagens 110 ou 220V, pesa apenas 6,2 quilos. Outro destaque foi a máquina de serra de fita S1101 (horizontal com arco articulado) para múltiplas aplicações.
Termomecânica
A empresa expôs a sua linha completa de tubos rígidos de cobre – Termotubo e Tubos Flexíveis de Cobre – Termotubo Flex para condução de água e gás, além da linha completa de conexões de cobre e latão – Termofit. Também foram divulgados os acessórios para instalações hidráulicas, que compõem o mix completo de produtos para sua instalação.
Vedacit/Otto Baumgart
A Vedacit/Otto Baumgart destacou os dois produtos: Vedacit e Bianco, que além de serem os pioneiros, também são os mais vendidos. A empresa também expôs em maquetes o Vedapren, Expancit, Armatec, Vedajá, Armatec Ox7, Armatec ZN, Grauth SG, Fita Multiuso, Alumination, Multistain e Selacalha.
Zeppini
O destaque foi a caixa separadora de água e óleo, desenvolvida para adequar a qualidade dos efluentes contaminados por óleos e graxas, evitando problemas ambientais causados pelo despejo incorreto de água poluída. O equipamento é adequado para operações que envolvem resíduos oleosos, como concessionária, estacionamento, garagem, lava-rápido, posto de serviços, oficina mecânica, entre outros. Outro produto foi o sistema de aproveitamento de águas pluviais, que permite a utilização de água das chuvas em diversas aplicações. Ele proporciona o armazenamento, filtragem, desinfecção e disponibilização da água coletada para uso em um sistema totalmente integrado e automático.
Fonte: Estadão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!