Autodesk investe em rede de desenvolvedores no Brasil

A Autodesk, Inc. (NASDAQ: ADSK), líder em software 2D e 3D para design, engenharia e entretenimento, anuncia investimentos em sua Rede de Desenvolvedores (ADN – Autodesk Developer Network) no Brasil. A partir de agora, a empresa conta com a coordenação local e equipe de apoio dedicadas ao programa.

O Autodesk Developer Network (ADN) é um programa por meio do qual clientes e desenvolvedores independentes podem atuar em parceria com a Autodesk no desenvolvimento de software, utilizando as tecnologias da empresa.

Atualmente, a Autodesk possui mais de 3.000 empresas inscritas no programa em todo mundo, que representam mais de 13.000 pessoas participantes. Ao tornar-se um ADN, as empresas ou profissionais passam a trabalhar em conjunto com a Autodesk no desenvolvimento de ferramentas e tecnologias que atendam demandas específicas da indústria com base nas soluções Autodesk.

Além da possibilidade de atuar diretamente com a Autodesk no desenvolvimento de software, os integrantes da Rede de Desenvolvedores Autodesk também são beneficiados com o suporte técnico ilimitado baseado na web de engenheiros de software da empresa, networking e maior competitividade de mercado.

"Queremos ir além do simples suporte aos ADNs, oferecendo a esses parceiros e revendas a oportunidade de expandir seus negócios e ampliar seus mercados. Como todas as nossas plataformas são expansíveis, é possível criar ferramentas extremamente específicas para as mais variadas necessidades de uma empresa, seja ela do setor de manufatura, construção, arquitetura, geoespacial ou de mídia & entretenimento", detalha Sílvio Guido, que assume o programa localmente como gerente da Rede de Desenvolvedores Autodesk para o Brasil e América Latina.

"Os parceiros ADN são parte fundamental dos negócios da Autodesk e precisávamos de uma infraestrutura regionalizada para possibilitarmos o atendimento às necessidades específicas do mercado brasileiro", destaca Acir Marteleto, diretor geral da Autodesk Brasil.

Para saber mais detalhes sobre como participar da Rede de Desenvolvedores Autodesk (ADN – Autodesk Developer Network), acesse www.autodesk.com/adnhttp://www.autodesk.com/adn>

O sistema de circulação do novo Shopping de Porto Alegre

A ThyssenKrupp Elevadores fechou contrato com o Grupo Zaffari e vai equipar o novo Bourbon Shopping Wallig com 37 equipamentos de última geração para o sistema de circulação vertical de pessoas.

O empreendimento, em construção no bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre (RS), contará com 24 escadas rolantes, 11 elevadores e duas esteiras rolantes para atender os andares onde estarão as lojas, cinemas, supermercado, restaurantes, praça de alimentação e estacionamentos.

As escadas rolantes, modelo Velino, têm capacidade para transportar até nove mil pessoas por hora. São equipadas com escovas nas laterais dos degraus que evitam o contato com a parte mecânica do equipamento e iluminação sob o degrau que amplia a visibilidade na hora de apoiar o pé na escada. Também economizam energia, a partir do sistema de operação VVVF (variação de frequência e de voltagem) que ajusta automaticamente a operação do motor ao fluxo de passageiros.

O mesmo sistema de operação comanda as duas esteiras rolantes Orinoco, que serão instaladas no nível do supermercado. Projetada para locais de grande fluxo, as esteiras podem transportar até nove mil pessoas por hora.

Os elevadores Frequencedyne têm capacidade para transportar até 20 passageiros com velocidade média de 2 m/s e cabinas Export, último lançamento da empresa e que reúne soluções inovadoras. Projetada de acordo com a NM 313 (norma brasileira para a construção e instalação de elevadores de passageiros), atendendo aos requisitos de segurança e acessibilidade, incluindo os portadores de necessidades especiais. Entre os opcionais dos elevadores do Bourbon Shopping Wallig destacam-se as cabinas com pé direito de alto, o digitalizador de voz (sistema eletrônico de voz digital que informa o andar no qual o elevador se encontra), música ambiente e circuito fechado de TV.

Torre de 15 pavimentos com certificação verde

O Edifício JK 16, que vai ser construído pela Hochtief do Brasil, em São Paulo, terá a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental). O empreendimento – um edifício comercial, Triple A, que será construído para a PDG Realty e Etoile, fica entre a avenida Juscelino Kubitscheck, Rua Ramos Batista e Rua Iaiá Garcia, no Itaim Bibi.

Terá uma torre de 15 pavimentos tipo de 834m² cada, cinco subsolos e um teatro, construídos em cerca de 26.400m², com projeto da Aflalo & Gasperini. A entrega do empreendimento está prevista para o primeiro semestre de 2012.

A Hochtief do Brasil já executou outras obras com certificação de empreendimentos sustentáveis, como o Edifício Eco Berrini, o Cidade Jardim Corporate Center e Hospital Albert Einstein.

Jockey Club de Sorocaba usa cobertura de alumínio para galpão de leilões

O Jockey Club de Sorocaba, maior e mais importante centro de cavalo de corrida Quarto de Milha no Brasil e na América Latina, adotou a cobertura metálica de alumínio para o seu galpão de 3 mil m2, que será o tatersal (recinto de leilões e eventos), que foi inaugurado em março.

A estrutura do espaço inclui 70 baias para animais, palco, alojamento para peões, sala de imprensa, e uma acomodação com 1,2 mil m2 para o público visitante.

Para concretizar o recinto, que até então não existia no local e era montado pelos próprios promotores dos eventos com estruturas pré-moldadas, a administração do Jockey levou em conta principalmente a durabilidade do material e a assistência técnica de seus fornecedores. "Partimos do pré-requisito que a estrutura precisaria durar pelo menos 40 anos. Foi então que chegamos até a Belmetal, que conta com uma equipe especializada capaz de especificar as melhores soluções para a nossa realidade", afirma Maria Elisa Baggio, diretora executiva do Jockey Club Sorocaba.

A cobertura

Convocada pela equipe da administração do Jockey Club, a Belmetal ofereceu a solução apropriada para o que se esperava – durabilidade e conforto, por meio de uma solu

ção denominada popularmente como "sanduíche", que tem como objetivo principal promover o conforto acústico e térmico ao público visitante, e, neste caso, também aos animais.

A composição do telhado utilizou uma telha inferior de alumínio ondulada de espessura 0,5 mm, um miolo constituído de material com propriedades de isolamento termo-acústico – no caso específico desta obra foi utilizada lã de rocha ensacada – e, por fim, uma telha superior também de alumínio de espessura 0,5 mm. Outros produtos Belmetal também fizeram parte do projeto como cumeeiras onduladas, perfil cartola, fita de vedação e parafusos de fixação.

"O resultado final é que o ambiente interno torna-se protegido não somente das intempéries, bem como da ação do calor e do som de chuvas fortes", afirma Luiz Valério Trindade, gerente nacional de produtos da Belmetal, que participou do projeto do início ao fim.

Com exceção da lã de rocha ensacada, todos os produtos foram fornecidos diretamente pela empresa, o que também facilitou e agilizou a administração do projeto, que levou em torno de seis meses para ser concluído.

Relatório expõe má qualidade de tubos e conexões prediais

Das 39 empresas que fabricam e comercializam tubos e conexões prediais no Brasil, 27 foram reprovadas por não oferecerem condições mínimas de qualidade, segurança e durabilidade. Apenas 12 foram aprovadas pelo Programa Brasileiro de Qualidade e de Produtividade Habitacional (PBQP – H), segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (Asfamas).

"A utilização de produtos fora das normas técnicas pode causar prejuízos como vazamentos, infiltrações e até contaminação do solo. O ideal seria que materiais fora de conformidade técnica não chegassem às revendas. Para que o consumidor pudesse ter a garantia sobre o que está adquirindo, seria importante que a compra fosse planejada, com a realização de pesquisa prévia, por exemplo, no site da Asfamas ou no do Ministério das Cidades, que podem esclarecer as principais questões sobre os fabricantes e seus produtos", destaca Natal José Garrafoli, diretor do Grupo Setorial de Tubos e Conexões de PVC.

O PBQP – H tem por princípio elaborar mecanismos específicos que garantam que os tubos e conexões de PVC para sistemas hidráulicos prediais apresentem desempenho satisfatório, atendendo às necessidades dos usuários e não prejudicando a isonomia competitiva técnica entre os fabricantes, com o objetivo de que os consumidores tenham acesso a produtos conformes.

"A aquisição de tubos e conexões representa um investimento pequeno, se comparado com o valor total da construção ou reforma, apenas 3%. A compra de produtos fora de conformidade técnica pode gerar grandes prejuízos financeiros e estresse ao consumidor imediatamente após a finalização da obra", explica Natal.

O relatório da Asfamas possui a chancela do governo federal e conta com o Ministério das Cidades, que regula o segmento da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. O documento está publicado no sites do Ministério das Cidades e da Asfamas.

Empresa italiana de máquinas de telhas de concreto abre subsidiária no Brasil

A Vortex Hydra, indústria de máquinas de telhas de concreto, que já atua no Brasil há mais de 20 anos, acaba de instalar uma subsidiária em São Paulo com o objetivo de ampliar a sua presença no mercado nacional e também na América do Sul.

As máquinas da Vortex são responsáveis pela produção das telhas de grandes marcas em diferentes países como Lafarge-Lifetile e Hanson Group nos Estados Unidos, BRAAS na Europa, CPAC na Tailândia, grupo ETEX-Euronit na Polônia, Nigerite na Nigéria, Eternit na Argentina e Marley Building Material no Reino Unido, e ainda RMC Group (Russel Roof Tile no Reino Unido e Readymix na Irlanda), entre muitas outras.

No Brasil, dentre as empresas que já utilizam esses equipamentos estão marcas tradicionais como Tegovale, Eurotop, Decorlit e Tegobras.

CEF contrata 408 mil imóveis em um ano

A Caixa Econômica Federal financiou no primeiro ano do Programa Minha Casa, Minha Vida 408.674 imóveis, com investimentos da ordem de R$ 22,8 bilhões. Somente no primeiro trimestre de 2010 foram contratadas 133.146 novas moradias pelo programa.

Esse resultado, segundo Caixa, representa o maior volume de unidades habitacionais novas financiadas dos últimos 20 anos no período. Em 2009, o PMCMV foi responsável por 45,7% do total de novas unidades habitacionais financiadas por todas as entidades integrantes do Sistema Financeiro de Habitação.

O banco recebeu 813.719 propostas de 2.044 construtoras desde o lançamento do programa até a primeira quinzena de abril. Desse número, 480.668 são destinadas às famílias com renda de zero a três salários mínimos, público-alvo do MCMV, representando 120% da meta estipulada. Para essas famílias, 203.997 propostas já foram contratadas. Já para as famílias com renda de três a seis salários mínimos foram 167.368 contratações de moradias.

O programa, lançado em abril de 2009 pelo governo federal, tem como objetivo desenvolver o Plano Nacional de Habitação, construir um milhão de moradias, aumentar o acesso das famílias de baixa renda à casa própria e gerar emprego e renda por meio do aumento do investimento na construção civil. No mês passado, foi lançado o PAC2, que prevê investimentos para construção de dois milhões de novas moradias.

MCMV no Estado de São Paulo

Em São Paulo, até 13 de abril último, o banco recebeu 161.535 propostas assim distribuídas:

– 0 a 3 SM – 64.280

– 3 a 6 SM – 53.364

– 6 a 10 SM – 43.891

A contratação total foi de 83.061, no valor de 5,35 bilhões, assim distribuídas:

– 0 a 3 SM – 27.340

– 3 a 6 SM – 37.143

– 6 a 10 SM – 18.578

Simulador da habitação

A demanda por habitação deve continuar aquecida e em ascensão este ano. É o que indica o simulador de financiamento disponível no site da Caixa, que permite ao cliente conhecer, antes de ir a uma agência, as condições e possibilidades disponíveis.

Em março deste ano o site registrou 18,8 milhões de simulações de financiamentos habitacionais – crescimento de 111% e 193%, respectivamente, em relação ao mesmo mês de 2009 e 2008. Para maio, quando acontece o Feirão da Casa Própria em todo o País, espera-se ultrapassar o recorde de 24 milhões de consultas registradas em maio de 2009.

Garagem de ônibus é feita com estrutura galvanizada

Executada em apenas 12 meses, três meses antes do prazo definido em cronograma, a garagem da Auto Aviação Redentor está em pleno funcionamento, no bairro Umbará, em Curitiba, desde março de 2010.

A construção de uma garagem de ônibus envolve uma série de instalações específicas e diversificadas, que vão do armazenamento de combustível, abastecimento, lavagem externa, interna dos ônibus e de peças a estação de tratamento de efluentes, cabine de pintura dos veículos, rede de ar comprimido, valas de manutenção, entre outras.

A Caleme Construções ficou encarregada da execução e gerenciamento da obra. Para isso, ela buscou algumas parcerias como a da Tecmetal Estruturas Metálicas, que ficou responsável pela fabricação, galvanização e montagem das estruturas.

Para Celso Thá, diretor da Tecmetal, o sistema galvanizado foi adotado por causa da fuligem de ônibus, que poderia provocar corrosão na estrutura metálica. "A galvanização a fogo protege o aço contra o meio corrosivo. O aço em contato com O2 e H2O tende a se oxidar e, isso somado à fuligem e as intempéries, contribuiria para diminuir a durabilidade dos materiais. Além disso, no caso da garagem, a galvanização ainda proporcionou um efeito estético interessante e melhor relação custo-benefício para o cliente", explica o Thá.

Com área de 7.015 metros quadrados, a obra da Auto Aviação Redentor fez uso de 134.100 kg de aço estrutural e está dividida em prédio da administração, área de manutenção, abastecimento e pós-lavagem.

O engenheiro Vinícius Araújo, da Caleme Construções, conta que um sistema de efluentes, instalado na empresa de ônibus, trata e recircula toda a água utilizada na lavagem dos ônibus e peças. Essa água, que sai contaminada do processo, pela presença de hidrocarbonetos e detergentes, volta praticamente limpa, o que proporciona significativa economia de água potável.

Arena de Cuiabá-MT vai economizar 30% de água

Projetado pelo Grupo Stadia, o Novo Verdão traz conceitos importantes de construção sustentáveis para a Copa 2014. O estádio de Cuiabá terá um mecanismo de reaproveitamento de água que permitirá reduzir o consumo em até 30%.

O sistema consistirá na capitação tanto da água pluvial, quanto daquela gerada pelo consumo doméstico. A água da chuva percorrerá pela cobertura do estádio e, após tratamento, seguirá para ser reutilizada em toaletes, na irrigação do gramado, nos sistemas de ar-condicionado e hidrantes.

Para Danilo Carvalho, arquiteto responsável pela concepção do projeto do Novo Verdão, esses mecanismos são fundamentais na concepção de obras de grande porte: "Hoje, não é possível pensar em grandes obras sem considerar o conceito de sustentabilidade. Em um estádio de futebol o consumo de água, por exemplo, é muito grande durante a operação. Temos que usar todos os artifícios que nos possibilitem aperfeiçoar e reaproveitar o que for utilizado".
Além do Grupo Stadia, o projeto também foi desenvolvido pelo escritório GCP.

Metrô-SP usa sistema inédito de operação remota de trens

São Paulo tem os primeiros trens de metrô da América Latina com o sistema driverless. Desenvolvida pela Siemens, para a Linha 4-Amarela do metrô paulistano, que será operada pela concessionária ViaQuatro, essa tecnologia permite operação remota e menor tempo de espera para o usuário na estação, reduzindo o intervalo de circulação entre as composições.

Trata-se de um moderno sistema de sinalização que faz da frota do Metrô-SP pioneira no emprego de trens sem condutor, tendo como base o conceito de automação integral em comunicação (CBTC).

"Os usuários poderão circular entre um carro e outro, sem contar o aumento do conforto, segurança e rapidez, pois o tempo de espera será de aproximadamente 90 segundos", afirma Rezier Possidente, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Siemens, empresa líder mundial na tecnologia driverless.

Outra solução inédita no sentido da inovação tecnológica é o retificador controlado, que permite regular o consumo de energia para atender aos trens, o que torna possível utilizar exatamente a energia necessária evitando desperdício. Os trens terão, também, ar-condicionado, corredores articulados para permitir melhor acomodação e baixo nível de ruído. Haverá monitoramento por câmeras em tempo real que poderá ser acompanhado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), além de um sistema de comunicação visual, em tempo real, com o usuário.

O fornecimento compreende, ainda, liderança técnica e administrativa, projeto, fabricação, fornecimento, montagem, testes e comissionamento do sistema de automação integral (TrainGuard MT CBTC), telecomunicações via rádio e pelo sistema Supervisory Control and Data Acquisition (SCADA) – usado para aplicações em centros de controle operacional, cuja função princip

al é atuar rapidamente nas contingências, controle e supervisão. Além disso, a Siemens é responsável pela operação assistida, treinamento e serviços de manutenção em garantia.

Caçamba para concreto de carregamento horizontal

A Nova Kabí, empresa especializada em caçambas estacionárias, roll-on, poliguindastes, lanças elevatórias, guinchos-socorro, plataformas pantográficas, entre outros equipamentos, lançou as Caçambas Kabitudo de carregamento horizontal para concreto (KCCH-25-L).

O novo produto foi especialmente desenvolvido para atender às necessidades do setor de construção civil, nos serviços de carga, transporte e despejo de concreto através de gruas, guindastes ou cabos aéreos.

A Kabitudo é indicada para concretos de consistência normal, nos casos em que se exige baixa altura de carregamento, tendo em vista que a caçamba é carregada de concreto na posição horizontal e é suspensa e transportada na vertical. São reforçadas com proteção tubular para apoio no solo.

Podem ser encontradas com capacidades de 250 l, 500 l, 750 l e 1.000 l ou sob encomenda. A descarga é lateral (bico de pato), em abertura de 49 cm por 25 cm, com comando manual por alavancas posicionadas em ambos os lados e com alça de suspensão móvel.

Seminário vai discutir riscos geológicos em obras

A VIEX Americas, empresa que desenvolve conferências e seminários para os mercados de energia, infraestrutura e recursos naturais, realizará nos dias 24 e 25 de maio, em São Paulo, o inGEO 2010 – Simpósio Brasileiro de Investigação Geológica para Grandes Obras.

O evento reunirá geólogos, engenheiros, construtoras, empreendedores, seguradoras, financiadoras, entre outros para discutir riscos geológicos inerentes à construção de grandes edificações como túneis pontes, estádios, portos e barragens.

Os aspectos geológicos de qualquer grande obra civil muitas vezes recebem a atenção devida apenas quando a sua não observância causa resultados indesejáveis e até catastróficos. Etapa fundamental de um grande empreendimento, a investigação geológica tem sido campo de inúmeros avanços técnicos, operacionais e ambientais. A sua gestão – inclusive de seus contratos, com definições claras de garantias e responsabilidades – pode significar a diferença entre se expor inadvertidamente a um risco presente ou salvaguardar seu projeto de fortuitos desígnios.

A grade de especialistas que irão palestrar neste seminário será formada por: Roberto Kochen, diretor técnico da Geocompany, Noris Diniz da Universidade de Brasilia, Habib Georges Jarrouge Neto do Instituto de Engenharia de São Paulo, Julio Bueno sócio do escritório Pinheiro & Neto advogados e Fernando Henrique Cunha da Tostes & Coimbra, Mauro Lozano da Dynamis, Tarcísio Celestino presidente do Comitê Brasileiro de Túneis além de representantes da CEEE, Energix, CTE, USP, Aon Risk Services, Allianz e Nova Terra Geo.

No final do segundo dia do encontro acontecerá um painel em que especialistas do setor discutirão o tema riscos geológicos em ferrovias, rodovias, portos, canais, dutos, hidrelétricas e obras esportivas.

Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos no site da VIEX americas ou enviando um e-mail para atendimento@viex-americas.com.br

Serviço

inGEO 2010 – Simpósio Brasileiro de Investigação Geológica para Grande Obras

Local: Blue Tree Towers Faria Lima – Av. Brigadeiro Faria Lima, 3989 – Vila Olímpia – São Paulo – SP

Valor: R$ 1.490,00

Inscrições: 11-5051-6535 ou

pelo e-mail: atendimento@viex-americas.com.br

Informações: www.viex-americas.com.br

Votorantim Cimentos investe R$ 5 bilhões em novas fábricas

A Votorantim Cimentos anunciou a implantação de oito fábricas de cimento em sete estados brasileiros. Ao todo, a empresa consolida R$ 5 bilhões em investimentos em 22 novas fábricas até 2013, com a geração de aproximadamente sete mil novos empregos diretos e indiretos. Desse total, nove unidades já estão em plena operação, cinco em construção e oito plantas na fase de projeto.

Com isso, a empresa quer se antecipar à crescente demanda por materiais básicos de construção no Brasil para manter o pleno abastecimento do mercado atual e futuro. A estratégia da empresa é trabalhar com capacidade ociosa de produção visando estar preparada para atuar em um mercado que se caracteriza por forte sazonalidade, demanda localizada por grandes obras de infraestrutura, construções industriais, alto consumo no varejo e evolução no segmento de moradia popular.

As regiões estudadas para a construção de novas plantas levam em consideração uma tendência de crescimento, regionalização e descentralização do consumo de cimento no Brasil. A maior capilaridade da empresa traz vantagens competitivas e posiciona a Votorantim Cimentos geograficamente mais próxima dos mercados de alto potencial de consumo. Tudo isso vai permitir atendimento cada vez mais eficiente para clientes (revendas, construtoras e concreteiras) e consumidores finais.

Expansão da Votorantim Cimentos no Brasil – 2007 a 2013

– Investimento: R$ 5 bilhões.

– Geração d

e empregos diretos e indiretos: cerca de 7 mil.

– Novas fábricas em operação: Barcarena (PA); Pinheiro Machado (RS); Pecém (CE); Aratu (BA); Cocalzinho (GO); Poty Paulista (PE); Xambioá (TO); Nobres (MT); Porto Velho (RO).

Novas fábricas em construção: Sepetiba (RJ); Vidal Ramos (SC); Imbituba (SC), Salto (SP); Baraúna (RN).

– Novas fábricas em projeto:

– Capacidade de produção / previsão de início de operação:

Maranhão: 750 mil toneladas por ano / 2011.

Goiás: 2 milhões de toneladas por ano / 2012.

Mato Grosso: 1,2 milhão de tonadas por ano / 2012.

Paraná: 2 milhões de toneladas por ano / 2012.

Ceará: 750 mil toneladas por ano / 2011.

Pará (duas unidades): 750 mil toneladas por ano / 2012 e 1,2 milhão de toneladas por ano / 2013.

Bahia: 1,2 milhão de toneladas por ano / 2013.

Fonte: Estadão