Há 50 megaedifícios com mais de 400 m de altura a serem concluídos nos próximos 5 anos no mundo. No entanto, o predomínio dos Estados Unidos neste campo se deslocou para China e Oriente Médio.
Um dos maiores exemplos é o edifício ICC, em Hong Kong, com 118 andares e 484 m, concluído em 2011 após dez anos de construção. O sucesso do empreendimento se deve a um conjunto de edifícios menores e lojas no entorno, além de uma conexão com o TAV (Trem de Alta Velocidade) ao aeroporto. Sua estação será o hub do TAV para a China continental.
Outro projeto de porte no mundo é um edifício em Kuwait. Arquitetado pelo premiado escritório de Chicago, Estados Unidos, Skidmore, Owings, & Merrill (SOM), o arranha-céu Al-Hamra Firdous Tower foi também inaugurado ano passado. A obra ficou a cargo da construtora Ahmadiah Contracting & Trading.
0 Al-Hamra Firdous Tower surge como o 14° maior edifício do mundo, com 412 m e 74 andares. Na região, só perde para Burj Khalifa, de Dubai (Emirados Árabes Unidos), e o Abraj Al-Bait Towers, de Mecca (Árabia Saudita), os atuais dois maiores edifícios do mundo – 828 m e 601 m, respectivamente.
Além de escritórios, o Hamra Tower abriga um sofisticado centro de compras de seis andares, e ainda restaurantes e uma academia. Seu estacionamento possui mais de 1.700 vagas.
Seu design futurista impressiona, com uma estrutura que se dobra para dentro de si, como se fosse uma imagem envolta em um véu de vidro. A parede sul foi projetada para minimizar as altas temperaturas na região, que podem atingir até 55ºC. Elas também assumem a função de coluna estrutural do edifício. Suas janelas foram dimensionadas para controlar a radiação do sol para dentro do edifício. Destes pontos, é possível obter uma vista privilegiada da cidade e do deserto. Já os lados norte, leste e oeste foram envidraçados e permitem uma visão circundante. O lobby da entrada norte leva uma estrutura lamelar com 20 m de altura.
Fonte: Padrão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!