A obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, em Brasília (DF), já concluiu 72% de sua construção, cumprindo o cronograma estabelecido. O estádio será palco da abertura da Copa das Confederações (2013)<
A obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, em Brasília (DF), já concluiu 72% de sua construção, cumprindo o cronograma estabelecido. O estádio será palco da abertura da Copa das Confederações (2013) e de sete partidas de futebol da Copa do Mundo de 2014.
Além de estarem prontas as arquibancadas inferior e intermediária, a laje que cobre o segundo pavimento está finalizada. Os 288 pilares com mais de 36m de altura livre, que rodeiam a arena formando a área de acesso, foram concluídos há 15 dias. Já a arquibancada superior, formada por peças de concreto pré-moldadas – feitas no próprio canteiro de obras e 100% prontas –, está 85% finalizada.
O anel de compressão da arena, que sustentará a cobertura, também está em estágio avançado de execução, com 60% concluído. A previsão é que esteja pronto em setembro, para que a cobertura comece a ser montada. O sistema da cobertura será construído em quatro fases sequenciais (colocação dos cabos, das treliças metálicas, do revestimento externo e interno).
A instalação das luminárias, dos acabamentos (alvenarias, execução de piso, entre outros), das instalações especiais (específicas para um estádio, como telecomunicações e controle de acesso) e prediais (tubulações de água, de esgoto, parte elétrica, de telefonia e de combate a incêndio) estão em andamento.
Fonte: Padrão