Uma importante etapa da obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi finalizada no sábado (22), quando a última peça de concreto pré-moldada, com 12 t de peso, começou a ser içada por um guindaste gingante e, 40 minutos depois, a arquibancada superior do estádio foi concluída.
A montagem da arquibancada superior é uma das etapas mais importantes e delicadas da obra por sua complexa execução. Desde de dezembro de 2011, as peças de concreto pré-moldadas começaram a ser fabricadas em uma central no próprio canteiro de obras. Em maio de 2012, deu-se início à montagem do setor, com o encaixe das peças feito com a ajuda de um guindaste capaz de suportar até 650 toneladas.
Ao todo, 1.604 peças de concreto compõem o setor que terá capacidade para 39.050 pessoas: mais da metade do total da arena (cerca de 71 mil lugares).
A solução dos pré-moldados agilizou a execução da obra e não gerou custos adicionais. Além disso, garante melhor acabamento das peças e, consequentemente, aumenta a vida útil do concreto. O setor
Andamento das obras
Com 72% de sua execução concluída, a construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha cumpre o cronograma estabelecido para sediar a abertura da Copa das Confederações (2013) e sete partidas da Copa do Mundo de 2014.
Além de estarem prontas as arquibancadas inferior e intermediária, a laje que cobre o segundo pavimento está finalizada. Os 288 pilares, com mais de 36m de altura livre, que rodeiam a arena formando a área de acesso, foram concluídos no fim de agosto. O anel de compressão já está fechado, restando apenas a finalização da concretagem.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!