Na última sexta-feira, 18, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT), e o diretor técnico do Grupo Votorantim Cimentos, Edvaldo Araújo, assinaram memorando de entendimentos para a construção da nova unidade da empresa Votorantim Cimentos no município de Sobral (CE). O projeto prevê investimento de R$ 700 milhões.

Segundo o Grupo Votorantim, o projeto integra plano de ampliação de unidades fabris pelo País, num total de R$ 6 bilhões (no período que começou em 2007 e vai até 2015).

Prevista para entrar em atividade em 2015, a nova planta visa à produção de dois milhões de t de cimento por ano. Segundo a Votorantim, a fábrica ainda contribuirá para o desenvolvimento sustentável e social da comunidade, já que priorizará o recrutamento e capacitação da mão de obra local.

A previsão é de que, com a nova unidade, 1.200 postos de trabalho sejam gerados durante a construção e 800 empregos diretos e indiretos quando começar a operar.

Hoje, a Votorantim lidera o mercado brasileiro, com 40% de participação, e está entre as dez maiores empresas globais no setor de materiais básicos de construção.