O presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Elmo Vaz, apresentou na última quarta-feira (4) aos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco o projeto Canal do Sertão Baiano e o projeto Corredor Multimodal de Transportes do rio São Francisco.

O projeto Canal do Sertão Baiano prevê a oferta de água do rio São Francisco a 37 municípios do semiárido do estado da Bahia, sobretudo para abastecimento humano. O abastecimento será feito por meio de um canal que poderá alcançar 350 km de extensão.

Já o projeto Corredor Multimodal de Transportes do rio São Francisco prevê revitalização e integração das estruturas hidroviária, rodoviária, ferroviária e portuária dos estados que compõem a bacia hidrográfica do rio, tendo como eixo condutor sua hidrovia.

Os estudos relacionados ao projeto do Corredor Multimodal de Transportes do rio São Francisco são desenvolvidos pelo Banco Mundial, por meio de contrato com a Codevasf. O objetivo do projeto é promover a integração de modais de transporte na área de influência do rio e, assim, impulsionar o desenvolvimento.

Vaz também expôs ao Comitê as características do contrato de consultoria que a Companhia mantém com o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (Usace), que tem larga experiência em navegação de cabotagem, para revisão de projetos de navegação do São Francisco e as características do trabalho de contenção de barrancas desenvolvido no rio pelo Exército brasileiro.

Os projetos foram apresentados durante a XIII Plenária Extraordinária do Comitê, realizada no auditório da ANA (Agência Nacional de Águas), em Brasília.

Fonte: Padrão