A concessionária Santo Antônio Energia está realizando a sexta campanha de monitoramento de população na área urbana de Porto Velho, para verificar se houve acréscimo ou redução no número de habitantes da capital em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.

Segundo a companhia, o monitoramento é necessário para avaliar se houve afluxo de pessoas atraídas pela obra de construção da usina que já está no quinto ano. Os métodos de monitoramento são os mesmos utilizados pelo IBGE, onde são escolhidos cerca de 800 domicílios para aplicação de questionário, verificando quanto tempo a pessoa está em Porto Velho e a razão pela qual ela se mudou para esta cidade.

O coordenador de sustentabilidade, Alexandre Queiroz, estima que haverá um decréscimo e estabilização no número de moradores de Porto Velho. O monitoramento de população é previsto no Plano Básico Ambiental da UHE Santo Antônio, iniciado em setembro de 2009, e deve ser estendido até um ano após a conclusão das obras da hidrelétrica. A empresa Praxis Consultoria, de Belo Horizonte, é que executa o monitoramento e analisa os resultados da pesquisa.

Fonte: Redação OE