A empresa de máquinas para mineração e construção Caterpillar está dando início à remanufatura de seus componentes no País. O marco oficial foi a inauguração, na quarta-feira (6), de unidade fabril em Piracicaba, no interior de São Paulo.

Com investimento anunciado de R$ 20 milhões, a nova fábrica objetiva remanufaturar dez mil unidades por ano. No mesmo local, a Caterpillar também instalou linha de montagem de mangueiras hidráulicas de baixa, média e alta pressão, com expectativa de entregar 1,5 milhão de unidades ao ano.

A remanufatura de componentes e a montagem de mangueiras empregam inicialmente 80 funcionários diretos, incluindo os encarregados da administração. Outros 15 devem chegar ainda este mês (novembro) e mais 30 em março do ano que vem.

O presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil, destacou o valor da sustentabilidade dos componentes remanufaturados, uma vez que o processo de recuperação, ou salvamento, consumiria 85% menos energia, 90% menos água e 99% menos matéria-prima do que a fabricação de um componente novo. Calil também sublinhou a questão preço, pois um componente remanufaturado pode custar 40% a 60% menos que um novo. "A remanufatura é uma característica que é sempre interessante para o cliente, com vantagens econômicas para ele."

A nova unidade de Piracicaba, onde a Caterpillar já mantém fábrica de máquinas e sua sede no Brasil, torna-se a 18a unidade no mundo dedicada à remanufatura, segmento que leva o nome na empresa de CAT Reman. Todo o processo de comercialização de remanufaturados será feito pela rede de distribuidores da Caterpillar no Brasil.

Cerimônia de inauguração da fábrica de remanufaturados e mangueiras hidráulicas reuniu executivos da Caterpillar e autoridades

(Guilherme Azevedo, de Piracicaba, SP)

Fonte: Redação OE