Esta edição de O Empreiteiro está divulgando algumas obras que, pelas suas peculiaridades técnicas, dimensões e condições de gerenciamento, são classificadas como “Obras do Ano”.
Algumas venceram barreiras de dificuldades de toda ordem, sobretudo logísticas, para que pudessem ser concluídas. E acabaram constituindo marcos sinalizadores de que conseguiram superar fronteiras regionais para ser complementadas e atender às finalidades de seus projetos e programas.
Uma ponte sobre o rio Madeira, uma importante fábrica de hemoderivados em Pernambuco, a montagem de um alto-forno no Espírito Santo, a construção de estaleiro no Rio Grande (RS), uma obra de arte especial na Grande São Paulo, assim como outros empreendimentos em regiões diferentes, são algumas das construções aqui focalizadas, que acumulam experiência das diversas modalidades da engenharia e se projetam como exemplos.
Reconhecemos que elas são apenas uma amostragem do desempenho das empresas nos diferentes nichos de suas especialidades. Mas refletem a capacidade de projetistas e construtoras e a vontade que elas revelam para conquistar mercados, tanto aqui quanto no exterior.
A rigor, a revista vem acompanhando e elaborando textos técnicos sobre obras de engenharia, todos os meses. São empreendimentos privados ou das várias instâncias de governo. E todas nos remetem à constatação de que, por mais que elas sejam feitas, nunca haverá obras suficientes para atender às enormes carências da infraestrutura brasileira.
Daí, a necessidade da defesa de investimentos continuados, sejam eles públicos, sejam eles privados, que resultem em projetos e obras em favor da sociedade.
Fonte: Revista O Empreiteiro
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!