A obra está localizada na foz do rio Paraguaçu e tem cerca de 1,6 milhão de m2. O estaleiro vai processar 36 mil t de aço/ano para fabricação de diferentes tipos de embarcações, como sondas de perfuração offshore e unidades flutuantes de armazenamento e transferência de petróleo, os chamados FPSO. A estrutura principal do estaleiro é formada por pilares treliçados de concreto armado, treliças de cobertura com pós-tensão. As vigas de seção ‘I’ protendidas servem de apoio para as pontes rolantes.

Profissionais homenageados

• George Maranhão – Formado pela Universidade Federal do Rio Grande no Norte (UFRN) em engenharia civil, dedica-se à engenharia de estruturas. Obteve o título de Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo em 2001. Foi Professor na UFRN e na UnP (Universidade Potiguar) na área de estruturas. Recebeu a Menção Honrosa no VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural, em 2008, pela realização do projeto estrutural do Edifício Residencial Estrela do Atlântico, na cidade de Natal/RN. Tem vários artigos publicados. Atualmente, está à frente da George Maranhão Engenharia e Consultoria Estrutural S/S, escritório especializado em Engenharia Estrutural que, desde 2001, desenvolve projetos de estruturas, consultorias e laudos técnicos na área.

• Francisco Haroldo Gadelha Júnior – Engenheiro civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1997 assumiu a direção comercial da T&A Pré-Fabricados, tendo participado, nesta função, do desenvolvimento de diversos projetos, dos quais destacam-se: Tergram – Terminal de grãos do Porto do Mucuripe – CE; Universidade Universo, no Recife (PE); o Fafen – Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados; Estaleiro Atlântico Sul; IMPSA, o PTA; Centro de Eventos do Estado do Ceará; Galpão de Sulfatos – galpão semelhante à Fafen; o CAIS IV – vigas do pátio, Estaleiro Paraguaçu.

Fonte: Revista O Empreiteiro