O corredor expresso BRT Transcarioca será inaugurado no domingo (1º/06) pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A Transcarioca, que vai ligar a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto Internacional Tom Jobim), será o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e reduzirá em 60% o tempo de viagem por ônibus no trecho.

 

Desde março de 2011, cerca de 7.800 operários trabalham na construção da Transcarioca. Para a implantação do BRT foram utilizadas mais de 21 mil t de aço. Também foram empregados 270 mil m³ de concreto e mais de 200 mil t de asfalto.

A Transcarioca é a maior obra de mobilidade já realizada pela Prefeitura do Rio. Com 39 km de extensão, tem dez viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros. Essa é a única obra de mobilidade do Rio de Janeiro prevista na Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo corredor exclusivo de ônibus da cidade, a Transcarioca vai transportar 320 mil passageiros por dia e fazer integração com Metrô e trem. Futuramente haverá ainda pontos de integração com a Transolímpica e a Transbrasil.

 

BRT Transcarioca: Mais de 21 mil t de aço; mais de 270 mil m³ de concreto e mais de 200 mil t de asfalto.
 

Fonte: Prefeitura do Rio