A adoção de forros modulares para cabos tem garantido praticidade, versatilidade, flexibilidade, rapidez e economia em obras de diversos tipos de ambientes internos comerciais, industriais, históricos e educacionais. É opção aparente a forros convencionais, como gesso, pvc e lã mineral, proporcionando economia de até 70%.

A solução oferecida ao mercado pela Valemam, empresa de São Bernardo do Campo (SP), que desde 1994 é destaque em soluções no segmento de calhas para fios e cabos, permite a unificação de todo o cabeamento de elétrica, iluminação, som, imagem e dados num único perfil suspenso. O Forro Modular para Cabos Valemam é apresentado em módulos pré-fabricados que formam uma grelha espacial solta abaixo do forro.

A pré-fabricação de todas as peças evita ainda cortes feitos na obra e contribui para uma solução rápida, limpa e eficiente. A solução valoriza o espaço e garante variações adequadas a cada tipo de projeto. Desenvolvido com aço-carbono ou alumínio, com espessura de 1mm, permite fácil fixação na laje, por meio de tirantes e chumbadores.

Entre as vantagens do sistema, além da praticidade na instalação e a versatilidade para abrigar diversos tipos de instalações, está a sua flexibilidade. Ambientes que passam por frequentes mudanças de layouts e que exigem realidades arquitetônicas distintas encontram no forro modular para cabos uma solução adequada.

Museu Pelé

Os projetistas da reforma do Casarão do Valongo, que desde meados de junho abriga o Museu Pelé, na cidade de Santos (SP), optaram pelo Forro Modular para Cabos Valemam. O prédio do século 19 foi totalmente recuperado. Com 4 mil ² de área, o museu tem um acervo de 2.545 peças do Rei do futebol.

Por se tratar de uma construção histórica, a solução para infraestrutura de cabeamento teve de ser leve, de simples instalação, e não interferir na originalidade do edifício. Sem poluir visualmente o ambiente, a solução da Valemam para o Museu Pelé também precisou mostrar-se flexível. O espaço tem de estar permanentemente pronto para permitir alterações em função de exposições que venham a ser realizadas no local.

O uso do Forro Modular para Cabos Valemam reduziu pela metade o cronograma de instalação de infraestrutura para a obra do museu. Ainda delimitou os ambientes e criou maior liberdade para a apresentação do acervo. Os tirantes ajustaram-se a diferentes alturas, de acordo com o ambiente, e adaptaram-se à estrutura pré-fabricada da nova intervenção arquitetônica.

Fonte: Revista O Empreiteiro