Executivos do setor privado querem investir mais em infraestrutura nos Estados Unidos, mas dizem que barreiras regulatórias atrapalham seus planos.

Jack Ehnes, professor da Universidade da Califórnia especializado na área, afirma que “claramente existe capital disponível, mas que o meio ambiente político-regulatório nos Estados Unidos tem sido desfavorável”.

Um encontro sobre infraestrutura ano passado, organizado pelo governo federal, já havia recebido várias recomendações para diminuir as barreiras que inibem os investimentos.

O porta-voz do Departamento de Transportes (DOT), Jon Romano, avalia que no ano passado “foram feitos significantes progressos” nesse campo. O objetivo foi ampliar acesso à participação da iniciativa privada em investimentos no setor rodoviário.

No entanto, o programa Transportation Infrastructure Finance and Innovation Act (TIFIA), do DOT, focado em financiamentos de projetos com base em recursos privados, não tem alcançado as metas desejadas.

Investidores reclamam da dificuldade de se integrar à iniciativa e também o fato de projetos estarem vinculados a muitos compromissos de longo prazo, o que não permite ter clareza do retorno do investimento.

Fonte: Revista O Empreiteiro