Uma embarcação de apoio offshore OSRV (Oil Spill Recovery Vessel), construída pela Wilson Sons Estaleiros, e batizada com o nome de Fernando de Noronha, é a segunda encomenda da OceanPact entregue esse ano pelo estaleiro. O projeto demandou investimento de US$ 36 milhões e envolveu uma equipe de 600 profissionais.

Com comprimento de 67,1 m por 14 m de largura e especializado em recuperação de resíduos, o Fernando de Noronha é equipado com motores Caterpillar, propulsão Rolls Royce, pacote elétrico WEG, além de sistema de posicionamento dinâmico DP-1 Kongsberg, e oferece acomodação para 20 tripulantes.

A embarcação foi construída no estaleiro Guarujá I da Wilson Sons, no Guarujá (SP), com mais de 60% de conteúdo nacional.

Segundo o estaleiro, os diferenciais da embarcação estão nos sofisticados equipamentos para atender a situações de derramamento, a fim de cumprir exigências legais dos órgãos ambientais em campos de exploração e produção de petróleo. De presença obrigatória nessas áreas, a embarcação de apoio soma 700 m de barreira de contenção, apresenta skimmer flutuante e convertedor, equipamento de recolhimento de óleo de todas as viscosidades, sistema para diluição do produto, radar para detecção noturna da mancha, tanque com aquecimento e à prova de explosão com capacidade de 1.050 m³ para armazenamento, e podendo bombear o resíduo para outros navios.

Fonte: Redação OE