Envolvimento no projeto S11D, um dos maiores em andamento no mundo

Com experiência de 55 anos no mercado de montagem industrial pesada, a MIP Engenharia tem o planejamento de obras como principal ferramenta para o sucesso de seus projetos.

Uma das empresas mais antigas do segmento, Iomar Tavares da Cunha, CEO da MIP Engenharia, também atribui à reputação outro motivo para sua empresa ter atuação em contratos importantes.

“O planejamento é essencial para não gerar improdutividade no canteiro. Se ele não está bem planejado, adequado para produção, atrasa tudo, aumentando, no fim, o custo”, afirma. “A logística dentro desse contexto é ainda importante para mobilizar pessoas”.

Segundo Iomar, o fato da montadora ter realizado grandes execuções desde sua criação a faz ser sempre lembrada no mercado. O seu primeiro trabalho foi em 1961, na execução dos serviços de montagem da laminação de placas na Usiminas. Nos anos seguintes, a siderúrgica de Ipatinga (MG) e a mineradora Vale passaram a ser um dos seus principais clientes.

“Hoje, atuamos em dois contratos no S11D, da Vale, um dos maiores projetos de mineração em andamento no mundo”, conta, reforçando o papel da MIP em iniciativas de porte. O trabalho envolve a montagem eletromecânica dos equipamentos dentro do PIT da mina, das máquinas de pátio de regularização e das máquinas do pátio de produtos, em Canaã dos Carajás (PA).

Na sede em Belo Horizonte (MG), em uma área total de 39.000 m², a empresa dispõe de escritórios, oficina de manutenção de seus equipamentos e salas de treinamento.

A montadora atua também em projetos EPC e turn key nos setores de siderurgia, metalurgia e óleo e gás. Além da Usiminas e Vale, a MIP já realizou projetos para a Petrobras, Gerdau, Samarco, Acesita, Votorantim, Cenibra, Novelis, V&M do Brasil, dentre outros.

Iomar Tavares da Cunha, CEO da MIP Engenharia

Fonte: Revista O Empreiteiro