A Prefeitura de Salvador abriu o processo de licitação pública internacional para execução das obras do Projeto Novo Mané Dendê no Subúrbio Ferroviário. A previsão é que as obras tenham início em fevereiro e o investimento será de R$ 129.955.098,10 com prazo total de execução que deve durar 36 meses.
No cronograma o recebimento de propostas vai até o final de janeiro de 2020. A análise dos projetos caberá a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). O Projeto Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, parcialmente financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A ideia do projeto é beneficiar 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nos bairros de Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela.
A obra consiste na execução macrodrenagem do canal do Mané Dendê, microdrenagem de águas pluviais, implantação da rede de esgotamento sanitário com novas ligações, tratamento e disposição final de seus efluentes, além de novas redes de abastecimento de água.
Algumas encostas do entorno e região da bacia também vão passar por melhorias. Além disso, moradias que se encontram em áreas de risco e nas linhas de drenagem serão realocadas e outras residências serão construídas dentro da área do projeto para o reassentamento de famílias.
O contrato prevê também a urbanização de áreas públicas a partir da ampliação da capilaridade viária; a construção de passeios e rotas de acessibilidade; praças, quadras, parques infantis, academias de saúde, dentre outros.
As obras serão realizadas em quatro etapas e vão beneficiar a comunidade com equipamentos sociais e de lazer, a exemplo de um mercado público, duas creches, um centro cultural multiuso, um terminal de ônibus, além de vias de acesso de transporte público e recuperação das nascentes existentes no local.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!