Ampliação da Hidrelétrica de Yacyretá usa solução inédita que aumenta geração de energia

Ampliação da Hidrelétrica de Yacyretá usa solução inédita que aumenta geração de energia

Compartilhe esse conteúdo

Desde 2019, a Intertechne atua em um grande projeto que envolve, além da expertise de engenharia projetista da empresa, a habilidade em fazer gestão de empreendimentos complexos. Trata-se da ampliação da Hidrelétrica de Yacyretá, usina binacional localizada no rio Paraná, entre a Argentina e o Paraguai, com potência instalada de 3.200 MW e capacidade de gerar 19.000 GWh de energia por ano.

A usina possui dois vertedouros, sendo um deles localizado em um braço de rio chamado Aña Cua. Por este vertedouro é mantida uma vazão ecológica que varia entre 1.000 e 1.500 m³/s, essencial para assegurar o ecossistema ambiental da área. Em 2019, a Intertechne foi contratada para elaborar o projeto básico consolidado do aproveitamento da vazão ecológica, para aumentar a eficiência energética e a geração de energia. “Elaboramos um projeto inédito que apresentou importantes vantagens ambientais ao aumentar em 10% a geração de energia do aproveitamento hidrelétrico, sem a necessidade de ampliar a área do reservatório existente ou construir novas barragens, eclusas, vertedouros, ou relocações, inerentes a obras semelhantes”, explica Roberto Eugenio Bertol, diretor técnico da Unidade de Água e Energia da Intertechne.

Após a definição de todo o projeto e entrega para o construtor civil, a Intertechne passou a atuar como apoio gerencial da entidade binacional, realizando a validação dos projetos de detalhamento – feitos pelo construtor e fabricantes – inspeção in loco nas fábricas dos equipamentos e controle gerencial de cronograma e marcos contratuais. “Já estiveram envolvidos neste projeto 129 colaboradores da Intertechne, em diferentes estágios. Muitos ainda em atuação na China, Índia e Europa, inspecionando a fabricação das turbinas e geradores (entre as maiores do mundo) usadas na obra”, destaca Bertol.

Desde o início, o projeto envolveu diversos desafios. “Iniciamos na pandemia do Covid e precisávamos fazer toda a gestão da cadeia de suprimentos, viajando para Ásia e Europa, em um momento mundial extremamente delicado, além disso, temos o desafio técnico de intervir em uma barragem que está sob carga de água e gerenciar diversas atividades entre países e provedores com culturas diferentes”, acrescenta o diretor da Intertechne.

A previsão de entrega da obra é dezembro de 2027.

 


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário