A Minerbo-Fuchs, referência em engenharia industrial e gerenciamento de obras, está à frente de mais um projeto inovador. A 3ª etapa do Parque Industrial Alexandre Lacerda Biagi, em MG, para ampliação da produção de refrigerantes da Uberlândia Refrescos e envase de garrafas de água mineral, já está em andamento. A nova planta contará com capacidade de envase de 80 mil garrafas por hora, representando um crescimento de 69% na produção.
Em parceria com a Petinelli, a Fase 1 já alcançou certificações LEED Platinum, LEED Zero Waste, LEED Zero Carbon e LEED Zero Energy e a Fase 2 conquistou 4 certificações LEED Platinum. A 3ª etapa seguirá o mesmo caminho, buscando LEED Platinum, LEED Zero Energy, LEED Zero Carbon e LEED Zero Water, o que tornará a Uberlândia Refrescos a primeira unidade da Coca-Cola no mundo a ter todas as certificações LEED Zero.
A planta industrial no Triângulo Mineiro implementou, desde o início do projeto, tecnologias inovadoras em todas as áreas de operação atendendo as boas práticas de produção para indústria alimentícia. A fábrica contará ainda com tecnologia de ponta e sistemas de utilidades complexos e avançados que incluem geração de vapor, água gelada, água quente com um moderno tanque de estratificação para reaproveitamento térmico, conjuntamente com um sistema integrado de chillers, torres adiabáticas, caldeiras tanques com jaquetas térmicas.
A Minerbo-Fuchs trabalhou na especificação de filtros decloradores de carvão, filtros UV e instrumentos de qualidade da água como turbidímetros, medidores de vazão e pH, garantindo o tratamento e água de alta qualidade para o processo de envase. Para as linhas de produção de bebidas, foram projetadas e especificadas as redes de N₂ e O₂, compressores de alta pressão para sopradores de garrafa, compressores de baixa pressão e redes de reaproveitamento de água das linhas. O sistema dry cooler utilizado para resfriar os compressores terá um consumo de água 90% menor em comparação com as torres de resfriamento convencionais.
A Uberlândia Refrescos implementará uma estação e redes dedicadas para soda cáustica e limpeza CIP, assegurando eficiência nos processos de lavagem de retornáveis e, para finalizar, um sistema elétrico robusto, com quase 10MVA de potência instalada, essencial para operar todas as redes mencionadas. A maior unidade da Coca-Cola no mundo com certificação LEED (Platinum), contará com 100% de sua energia gerada por placas fotovoltaicas, zero resíduos e zero água.
A área construída de 49.350 m² abriga um projeto inovador e sustentável, com uma obra projetada e integralmente gerenciada pela Minerbo-Fuchs, que está no mercado há 50 anos.