O Projeto Inovador – Implemento Coveador é o resultado de uma iniciativa que eliminou, por completo, o desgaste físico dos colaboradores durante o processo de revegetação de taludes, nas Obras da Empresa Lucena Infraestrutura, que tem matriz em São Luís / MA, mas que atua no Mercado de Construção e Infraestrutura nas regiões em 9 Estados entre Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A atividade, que consiste em preparar a superfície do talude para receber a mistura de sementes e nutrientes, requer a confecção de pequenas covas, que eram feitas manualmente por colaboradores especializados em trabalho em altura, pois boa parte dos taludes têm altura superior a 1,80 m.
Trabalhar em plano inclinado, como a operação exigia, requer a utilização de dispositivos específicos de segurança e, em função do elevado nível de desgaste físico dos trabalhadores, a atividade necessita de intervalos rotineiros de 10 minutos.
Diante deste cenário, a empresa desenvolveu o Dispositivo mecânico, Implemento coveador, que dá título ao projeto escolhido pelo grupo de jurados da Revista O empreiteiro.
online pharmacy http://www.handrehab.us/flash/swf/cipro.html no prescription drugstore
O implemento para execução do coveamento mecanizado foi instalado na concha da Escavadeira Hidráulica com as dimensões de (1,20 x 1,40) m. As peças de perfuração para as covas foram feitas de aço, tipo 2, com corte e inclinação a 45o, posicionadas e fixadas com 105o de inclinação em relação à base, com raio de ação de até 7 (sete) metros.
A utilização do dispositivo desobriga a necessidade de trabalho em cordas, diminuindo a exposição aos riscos relacionados à atividade, além de maior produtividade. Para efetividade do coveamento mecanizado, foi adicionado um fixador natural que contém mistura de cola biodegradável com algodão, garantindo a fixação da semente no talude em até 5 (cinco) dias. Após esse período, o material se decompõe e serve de nutriente para manter o desenvolvimento das sementes aplicadas.
As mudanças são garantia de mais segurança no processo.
Além de eliminar os riscos inerentes às exposições de trabalho em altura, através do uso de cordas, a Empresa Lucena Infraestrutura, também, reduziu significativamente às exposições de seus colaboradores aos riscos ergonômicos inerentes a essas atividades gerando, como consequência, o aumento da produtividade em áreas coveadas e redução do custo final desta operação em 72%. Outro ganho, positivo, foi em relação à diminuição de 24% dos custos de mão direta para a atividade.
online pharmacy http://www.handrehab.us/flash/swf/ventolin.html no prescription drugstore