Nos últimos anos, o Brasil tem aumentado a participação do setor privado em projetos de infraestrutura, impulsionado por concessões, PPPs e privatizações. O Grupo HTB, com sua expertise em projetos multidisciplinares, reconhecendo essa oportunidade, definiu em 2016 o mercado de Infraestrutura como foco estratégico.
A assinatura do contrato EPC para a expansão do Porto Alegre Airport consolidou o Grupo HTB no setor aeroportuário e que rapidamente se destacou no mercado.
A relevância do Grupo HTB no setor foi reforçada com a subsequente contratação de novos serviços para clientes como GRU Airport, Socicam e CCR Airports, posicionando o Grupo como um player chave no setor de infraestrutura aeroportuária, com atuação em 19 aeroportos simultaneamente.
Escopo dos Projetos
Socicam: O Grupo HTB foi contratado para a construção e modernização dos Terminais de Passageiros dos aeroportos do Bloco Centro-Oeste: Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta para atender o Plano de Expansão Aeroportuária. O escopo deste contrato incluiu as obras de infraestrutura civil, ampliação de pistas, pátios de aeronaves e instalações no Landside e Airside.
CCR Airports: Os contratos CCR Bloco Central e CCR Bloco Sul contemplam o desenvolvimento de projetos para reformas e ampliações de 15 aeroportos em 14 cidades brasileiras, sendo:
- Bloco Central, composto pelos aeroportos de Goiânia-GO, Palmas-TO, Imperatriz-MA, Petrolina-PE, São Luis-MA e Teresina-PI.
- Bloco Sul: Curitiba-PR, Foz de Iguaçu-PR, Londrina-PR, Joinville-SC, Navegantes-SC, Bacacheri-PR, Pelotas-RS, Uruguaiana-RS, Bagé-RS.
O escopo deste contrato inclui a pré-construção e construção para ampliação de pistas (para aumentar a autonomia e a utilização de aeronaves maiores), reformas de terminais para modernização do ambiente e atender mais passageiros e as adequações necessárias aos aeroportos, cada um com as suas especificidades legais e refletidas no Contrato de Concessão.
Desafios, soluções e resultados
Os desafios incluíram a logística de gerenciar equipes em diferentes localidades, mantendo a identidade e valores do Grupo HTB, e a execução de obras em aeroportos em operação. A empresa aumentou seu quadro de pessoal em 60% e priorizou parceiros locais para minimizar interferências e impactos ambientais.
No projeto para a Socicam, a integração dos processos e a comunicação contínua foram cruciais para o sucesso. Um planejamento detalhado permitiu a execução rápida e segura das obras. No caso da CCR, o Grupo HTB se tornou um player de referência no mercado aeroportuário, através de planejamento estratégico, expertise técnica e parcerias exclusivas.