Com a ambiciosa meta de oferecer cobertura de serviços de distribuição de água e coleta de esgoto a 13 municípios da Região Metropolitana de Maceió, a BRK Ambiental, junto às empresas de engenharia contratadas, está avançando nas obras em Alagoas. Desde abril de 2021, após vencer o leilão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) no final de 2020, a BRK está responsável pela gestão dos serviços de distribuição de água tratada, além de coleta, afastamento, tratamento e disposição final do esgoto da Região Metropolitana de Maceió.
Essa região compreende os municípios: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte. O contrato é válido por 35 anos para atender mais de 1,5 milhão de habitantes.
Esse foi o primeiro leilão após a aprovação do novo marco legal do saneamento básico. A BRK Ambiental ofereceu a maior oferta entre as sete participantes competidoras (cerca de R$ 2 bilhões) pela concessão. A concessão deverá universalizar o serviço de água na região metropolitana de Maceió nesses primeiros seis anos de contrato e levar o acesso à rede de esgotamento sanitário para 90% das pessoas da região até o 16º ano de contrato. Em 2020, antes do leilão, apenas 27% da população tinham este serviço.
Quando a BRK venceu o leilão da concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Maceió, o sistema já era operado pela Casal, que mantinha contratos com a Sanama e a Sanema. Após o leilão, os contratos foram mantidos e as quatro empresas passaram a atuar juntas, divididas da seguinte forma: a Casal fica responsável pela captação e tratamento da água em Maceió, e por todos os 226 poços da capital, as Estações de Tratamento de Água (ETAs), as Captações de Água Bruta e demais unidades produtoras.
A Casal fornece a água tratada para a BRK, responsável pela distribuição à população de Maceió e de outros nove municípios. A BRK atua ainda na prestação dos serviços de esgoto na capital, exceto no Benedito Bentes I e II, Santa Lúcia, Antares, Clima Bom, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária e Santos Dumont. Os bairros da parte alta de Maceió são atendidos pela Sanama, numa parceria público-privada da Casal.
A Sanema tem um contrato de locação de ativos de tratamento de esgoto com a Casal. A empresa é responsável pelas obras de esgotamento sanitário nas regiões do Farol, Pitanguinha, Gruta de Lourdes, Santo Amaro, Ouro Preto, Canaã e Jardim Petrópolis. Após concluídas, as unidades construídas pela Sanema passarão a ser operadas pela BRK. Já a operação do sistema de drenagem de águas pluviais permanece como responsabilidade da Prefeitura de Maceió.
Em abril deste ano, pela primeira vez, moradores de Alagoas receberam o Relatório Anual de Qualidade da Água. A BRK distribuiu junto com as faturas do consumidor um informativo que traz informações sobre a qualidade da água tratada e distribuída à população. Como a BRK iniciou a operação em Alagoas somente em julho de 2021, os dados foram coletados pela empresa a partir desse mês, sendo a análise do período anterior (janeiro a junho) de responsabilidade da antiga concessionária. Ao todo, foram realizados mais de 38 mil ensaios de qualidade da água em 6 meses de atuação na Região Metropolitana de Maceió.