Pensando em identificar as vulnerabilidades, barreiras e potencialidades na região do Ramal Ferrugem, entre os municípios de Belo Horizonte e Contagem, em Minas Gerais, o Projeto MAPAS – Mapeamento, Análise, Prognóstico e Ações Sustentáveis, apresentou um estudo com soluções inovadoras para a subutilização de áreas limítrofes às faixas de domínio do referido trecho ferroviário. O projeto é uma parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PPD&I) entre a VLI Multimodal S.A, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).
Em 2023, o MAPAS já havia sido selecionado no 4° Prêmio Inovainfra, da revista O Empreiteiro, ao apresentar a metodologia utilizada como ponto de partida – tesselação e reconstituição de faixa de domínio – mostrando o diagnóstico das áreas. Desta vez, o projeto foi premiado novamente, pois apresentou sua continuidade, apontando o desenvolvimento e as intervenções propostas para os trechos estudados, viabilizando a produção de um catálogo de soluções frente às situações que se repetem ao longo das faixas de domínio. SOBRE O PROJETO A escolha do Ramal Ferrugem como área de estudo foi inicialmente impulsionada pela atuação da VLI Logística como gestora do trecho.
A parceria partiu de um processo de leitura territorial que conciliou visitas de campo, coletas de dados territoriais em órgãos e instituições públicas e confecção de mapeamentos e modelagens 3D. As zonas de estudo foram caracterizadas pela alta concentração de reminiscências espaciais nas fronteiras das faixas de domínio ferroviária.
Além disso, foi considerado no processo a presença da conexão com eixos estruturantes, a presença de irregularidades em passagens de nível, caracterização da topografia e dos usos do solo. A partir destas, se estruturou parte do processo metodológico desenvolvido que consiste, dentre outras ações, no cruzamento das leituras espaciais com potenciais intervenções urbano-arquitetônicas de reaproveitamento do espaço público. Foi possível concluir uma leitura das áreas que relacionam características urbanas e apresentam oportunidades de melhoria da interação entre ferrovia e comunidade.
Todas as propostas de intervenção concebidas para o Ramal Ferrugem, junto da incorporação dos seus parâmetros de aplicabilidade, compõem a experimentação de um Catálogo de Soluções. O termo se refere às propostas de desenho urbano, criadas a partir do entendimento do território de fronteira entre a ferrovia e a cidade – situações territoriais típicas, que possuem um particular caráter padrão/geral de sua solução projetual, permitindo sua replicação em outros contextos semelhantes.
Logo, como proposição técnica-espacial, as soluções têm um caráter generalizável, mas no que refere à sua execução, esta deverá considerar uma certa adaptação quanto às características específicas territoriais, como por exemplo: topografia, geografia, contexto social e urbano, e etc. Por fim, buscando alinhar a proposta com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, cada item do catálogo estudado também leva em conta a viabilidade de reaproveitamento de materiais inservíveis no contexto ferroviário, incluindo vagões de trem, além de soluções modulares que podem ser agrupadas e aplicadas em diferentes contextos ao longo da via.
AUTORES
GESTÃO UNIVERSIDADES
Natacha Rena (UFMG)
Ana Isabel de Sá (IFMG)
Clodoveu Davis (Prof. UFMG)
Flávio Agostini (M3 Arquitetura)
Danilo Caporalli Barbosa (UFMG)
Sarah Dapieve (UFMG)
GESTÃO VLI
Marcos Laranja (Gerência de Serviços
Integrados ao Negócio – VLi)
Cristiano Prates (Proteção ao Negócio – VLi)
Maria Clara Fernandes de Oliveira
(Gerência de Sustentabilidade e ESG – VLi)
Danielle Silva (Proteção ao Negócio – VLi)
Vania Cardoso
(Relacionamento Institucional – VLi)
Vinicio Rodrigues
(Relacionamento Institucional – VLi)
Yuri Braga (Regulatório – VLi)
COORDENADORES DE EIXOS
Gisela Barcellos (UFMG)
Juliana Torres de Miranda (UFMG)
Luciana Bragança (UFMG)
Marcelo Maia (UFMG)
Rejane Magiag (UFMG)
PESQUISADORES
André Tiné (UFMG)
Diego Henrique Marques Matos (UFMG)
Gabriela Bitencourt (UFMG)
Ingrid Lagares Santana (UFMG)
Marília Pimenta (UFMG)
Michele Brito Pinheiro (UFMG)
Sarah Dapieve (UFMG)
Sara Parreiras Fonseca (UFMG)
Talita Lessa (UFMG)
BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO
Augusto Teixeira Soares (UFMG)
Giovana Santana Costa (IFMG)
Livia Maria Silva (IFMG)
Marcela Varotto Marajó (UFMG)
Romana Gallete (UFMG)
Sara Bicalho de Souza (UFMG)
Tiago Almeida Nogueira (UFMG)
Vitória Mayume Murata (UFMG)
Wisla Maíra Neves Pinto (IFMG)