Uso de IoT em canteiro identifica gargalos e torna mais efetiva a gestão da produtividade

Compartilhe esse conteúdo

A conexão entre objetos físicos e dispositivos digitais para troca de dados e machine learning, ou, no popular, a Internet das Coisas (IoT), já é uma tendência em diversos segmentos da infraestrutura. Com mais de 40 anos de trajetória, a construtora e incorporadora Grupo Kallas vem utilizando essa inovação como pilar de seu negócio, a fim de expandir produtividade, transformação digital, monitoramento e industrialização dos canteiros de obras.

 Exemplo dessa mudança é o impacto positivo na construção civil do empreendimento imobiliário KZ Direct Bresser, do próprio Grupo Kallas, situado no Belenzinho, em São Paulo. Neste contexto, a empresa destaca soluções de softwares e plataformas como o Agilean, ConstruCode, Trackfy, e Vistora, que tem melhorado o dia a dia dos trabalhadores e gestores de construtoras e os aproximam cada vez mais do Lean Construction.

Para a incorporadora, as novas tecnologias são como uma resposta aos desafios que a indústria da construção civil enfrenta, como os relacionados ao envelhecimento e escassez de mão de obra. Segundo o Grupo, a implementação da Internet das Coisas (IoT) no canteiro sempre esteve em seu mapeamento, pensado em aplicar de várias maneiras dentro dos canteiros, mas que foi com o uso efetivo na gestão da produtividade que a inovação aplicada à obra vem revolucionando o acompanhamento da equipe.

A partir daí, com o uso dos sistemas no processo de monitorament o e acompanhando o planejamento entre junho e dezembro de 2023, constatou-se um notável aumento de tempo produtivo em um pavimento, passando de 62,99% para 73,89%, enquanto os deslocamentos diminuíram de 30% para 25,31%.

O tempo no almoxarifado também foi otimizado, reduzindo de 6,79% para 1,24%. Para a implantação da tecnologia da empresa Trackfy, por exemplo, foi usada na indústria de forma horizontal mas aplicada “na vertical”, ou seja, com um transmissor em cada pavimento e as TAGs de IOT nos capacetes da equipe. Identificou-se, inicialmente, que a maior improdutividade ocorria no almoxarifado.

O Grupo implementou então ações logísticas, resultando em melhorias significativas. Simples medidas alinhadas com os conceitos de Lean Construction, como o planejamento antecipado dos materiais para as tarefas diárias e a instalação de bebedouros nos pavimentos intermediários da torre, contribuiram para o aumento da eficiência operacional. A análise incluiu também o monitoramento da produtividade entre a mão de obra própria e a subcontratada, revelando um aumento de 10% no tempo efetivo de serviço para a equipe interna, indicando uma execução mais prolongada das tarefas no local, além de uma significativa redução de deslocamentos em 24,92%.

Em distintos empreendimentos, a introdução da transformação digital por meio da plataforma Construcode e a ferramenta Vistora tem proporcionado a geração de dados que resultam em melhorias significativas nos processos de projetos, comunicação e vistorias. Estes avanços têm aprimorado não apenas a estratégia, mas também fortalecido o rastreamento eficiente das informações. Para o Grupo Kallas, esta obra serviu como referência para diversas inovações, abrangendo não apenas o IoT, mas também outras tecnologias de transformação digital.

O uso efetivo dessas soluções tecnológicas não apenas destaca a eficácia do monitoramento e otimização, mas também impulsiona a produtividade, promovendo uma cultura de melhoria contínua no setor de construção civil.

AUTORES
Eduardo Midega
Gerente de planejamento
Renan Galvão Silva Wanderley
Coordenador de Inovação


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário