Visitas remotas oferecem monitoramento com segurança na construção civil

Visitas remotas oferecem monitoramento com segurança na construção civil

Compartilhe esse conteúdo

Segundo Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) o setor da construção civil teve crescimento em 2023, e o PIB da área tende a crescer 2,5% a cada ano até 2025. Porém, uma pesquisa divulgada pela Deloitte com dados da consultoria Gartner mostra que o segmento ainda foca pouco em tecnologia, destinando apenas 1,2% da receita a novas soluções.  Entre essas inovações, as visitas remotas se destacam como uma ferramenta que altera positivamente a gestão e interação em projetos.

Nesse intuito, a SH, empresa brasileira desenvolvedora de soluções inovadoras para o setor de construção civil, disponibiliza a tecnologia em todas as suas unidades, tanto no Brasil quanto fora. A marca utiliza a visita remota para aproximar quem está mais distante e conectar, através de assistência técnica, os clientes no monitoramento técnico de suas obras, identificando desvios de projeto que possam comprometer a segurança da obra, e fornecendo orientações de montagem à distância.

Durante o período de implementação em 2023, a corporação focou em divulgar, treinar e implementar a tecnologia em todas as obras. Hoje, já tem a capacidade de interagir com todos os clientes que possuem sinal de rede e em todas as obras que atua.
Por meio da utilização de drones, câmeras de alta resolução e plataformas de realidade virtual, é possível realizar inspeções de segurança mais frequentes e detalhadas. Na SH, as visitas são possibilitadas por meio de uma parceria com a startup Vsight que possui uma plataforma completa e que permite interação com os clientes.

“Agregando valor para quem se relaciona direta ou indiretamente na construção, a visita remota não substitui a visita presencial, mas complementa a demanda e aproxima quem precisa estar perto”, disse Jaime Castro é Coordenador de Assistência Técnica da SH.

De acordo com a empresa, existem ainda ferramentas digitais de visitação, que permitem a realização de reuniões virtuais no mesmo ambiente em que se vê a obra, possibilitando conversas que levem a resoluções de problemas de maneira mais rápida.

O monitoramento também é facilitado para engenheiros, arquitetos e mestres de obra, que poderão reajustar rotas se necessário, conduzindo a obra de uma maneira 360°. Além disso, é possível criar bancos de dados com as informações do dia a dia da construção, garantindo relatórios mais completos e detalhados ao final.

Na SH são fornecidas orientações em tempo real e o cliente responsável pela montagem. Em caso de dúvidas persistentes ou situações mais complexas, um técnico é enviado presencialmente ao canteiro de obras para uma visita e para auxiliar na resolução, além de dar novas orientações.




Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário