Divulgar a coordenação modular na execução das obras, e seus benefícios no aumento da produtividade, redução de desperdícios, diminuição do impacto ambiental e redução de custos, são os objetivos do Workshop Coordenação Modular, que o Sinduscon (SP) e o Programa de Tecnologia da Habitação (Habitare) da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) realizarão no próximo dia 8 de abril, das 13h30 às 18 horas, na sede do sindicato, à rua Dona Veridiana, 55.

A coordenação modular é um sistema que ordena a construção a partir de um módulo básico e racionaliza a fabricação dos componentes, o projeto, a execução e a manutenção das edificações. Embora o Brasil tenha sido um dos primeiros países a aprovar em 1950 uma norma a respeito (NB-25R), a sistemática não foi adotada, apesar dos esforços, na década de 1970, de um dos engenheiros que mais se empenharam nesse sentido: o prof. Teodoro Rosso. Resultado: um caos dimensional na maioria das construções, com componentes que não se encaixam nos sistemas produtivos, ocasionando desperdícios de materiais, energia e produtividade.

Dirigido a fabricantes de insumos da construção, construtores, arquitetos, projetistas, entidades do setor, órgãos públicos, agentes financeiros e pesquisadores, o workshop também pretende discutir a situação atual dos projetos e insumos para a construção em relação à construção modular e as ações para disseminação do conhecimento e do uso dessa sistemática no Brasil.

O evento será aberto pelo presidente do Sinduscon, João Cláudio Robusti, e pelo vice-presidente de Desenvolvimento e coordenador do Comitê de Meio Ambiente da entidade, Francisco Vasconcellos. Entre os arquitetos e engenheiros que farão palestras está Vanderley John, professor da Poli-USP e colaborador da revista Notícias da Construção. Ao final, haverá um debate com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento, da indústria de materiais, e das associações de arquitetos e de engenharia de sistemas prediais.

PROGRAMAÇÃO

HORARIO

TEMA

PALESTRANTE

13h30

Recepção

 

14h – 14h30

Abertura

João ClaudioRobusti – Presidente do SindusCon-SP
Francisco Antunes Vasconcellos Neto
Vice-presidente de Desenvolvimento e Coordenador do COMASP do SindusCon-SP

14h30 – 15h15

Coordenação Modular: Rede Habitare Desenvolvimento e difusão de tecnologias construtivas para a habitação de interesse social.

Helio Adão Greven
Arquiteto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado – Universität Hannover da ALEMANHA, professor colaborador do NORIE – Núcleo Orientado para a Inovação na Construção – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e diretor da KG Projetos e Consultoria Ltda.

15h15 – 16h

Coordenação Modular na Produção da Edificação: Análise de Experiências no Brasil.

Hugo Lucini
Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Córdoba, Mestre e Doutor em Arquitetura pela USP e Professor pela Universidade do Vale de Itajaí de Santa Catarina.

16h – 16h20

Intervalo

 

16h20 – 16h50

Industrialização da Construção com foco na Coordenação Modular

Savério Andrea Felice Orlandi
Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP, Ex-professor do Departamento de Engenharia Civil da Escola Politécnica, Ex-Diretor Superintendente do Departamento de Edificações (EDIF) da Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura Municipal de São Paulo e Ex-Diretor Técnico da Cohab

16h50 – 17h10

Implantação da Coordenação Modular na Construção Civil Brasileira.

Vanderley M. John
Engenheiro Civil e Professor da Escola Politécnica da USP, Membro da Câmara Ambiental da Construção Civil e Conselheiro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável

Humberto Ramos Roman
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

17h10 – 18h

Mesa Redonda e Debates

Representantes
ABRAMAT
ABRASIP
ASBEA
MDIC

Mais informações podem ser obtidas:

No Sinduscon (SP):
Rafael Marko e Nathalia Barboza
Fone: 11 3334 5662 ou 9481 6337
E-mail:
rmarko@sindusconsp.com.br ou imprensa@sindusconsp.com.br

Fonte: Estadão