A idéia para a criação do projeto partiu de construtoras que atuam nos grandes empreendimentos de construção pesada de alguns estados, tais como a duplicação da BR101, a transposição do Rio São Francisco e as obras de uma nova refinaria no complexo portuário do Suape. Elas acionaram o Governo do Estado, que em seguida posicionou o SENAI sobre a falta de mão-de-obra especializada na operação de equipamentos como escavadeiras, motoniveladoras e pás-carregadeiras.

O Serviço Nacional da Indústria (SENAI) e a New Holland compraram a idéia e desenvolveram o projeto. E os treinamentos da primeira turma de instrutores já aconteceram em Minas Gerais, tanto no Centro de Treinamento da New Holland em Contagem como no Campo de Demonstração em Sarzedo, englobando partes teóricas e práticas.

A intenção é que esses instrutores se tornem multiplicadores, repassando o conteúdo para outras pessoas cadastradas. “Nossa meta é conseguir suprir essa carência em nosso Estado, formando cerca de 900 operadores de máquinas” afirma Paulino Albuquerque, agente de mercado do SENAI de Pernambuco.

Segundo Reginaldo Carlos Souza, também do SENAI, o treinamento oferecido pela New Holland foi de alto padrão, abordando assuntos técnicos com clareza a abrangência. "A didática foi muito boa, nos mínimos detalhes. Tais cursos são muito importantes pois atualizam sobre os avanços do setor. Em Pernambuco, boa parte dos operadores estão acostumados com máquinas antigas e com o que aprendemos aqui podemos contribuir muito para a capacitação desse pessoal frente aos novos modelos que já operam no Estado", explica.

Um dos lançamentos da New Holland em 2008, a escavadeira E215B, está em Pernambuco, cedida para o projeto do SENAI. “Estamos muito contentes com a parceria que temos com a Cycosa e a New Holland. Agora é ir adiante”, comenta, confiante, Paulino Albuquerque.

“Essa iniciativa é muito importante, pois acreditamos que a capacitação de mão-de-obra técnica é um dos pilares para o desenvolvimento do nosso setor. O país precisa cada vez mais de profissionais atualizados em operação e manutenção de máquinas”, afirma o diretor comercial e de marketing da New Holland, Marco Borba.

Pernambuco sedia o primeiro ciclo de treinamento, que agora está em fase de multiplicação de conhecimento e desenvolvimento de materiais didáticos, porém outros Estados como São Paulo, Rondônia, Amapá e Minas Gerais sinalizam promover cursos similares, uma vez que a demanda de máquinas cresceu em todo o Brasil fomentada pelo crescimento ocorrido na construção civil, mineração, agronegócio e também pelas obras do Plano de Aceleração do Crescimento, uma iniciativa do Governo do país que engloba diversas obras de infra-estrutura em todo o terrítorio nacional.

Fonte: Estadão