não significa muito mais que um gasto representativo quando analisado isoladamente. O que diferencia uma empresa de outra é a gestão da infraestrutura de TI.
“Uma empresa pode ter vários servidores e estações de trabalho. Mas se não souber criar valor a partir desse conjunto, o investimento realizado jamais compensará, se destacando quando muito pelo design do ambiente. É a aplicação da tecnologia disponível que poderá elevar o volume de negócios a um patamar superior”, diz Ezequias Sena, diretor comercial da Online Brasil.
Na opinião de Sena, os investimentos na infraestrutura de TI realizados nos últimos 10 anos são responsáveis, em grande parte, pelo sucesso de muitos negócios que prosperaram a partir do aumento de produtividade. “O papel da tecnologia de informação é vital para empresas que estão buscando alta performance. As ferramentas e tecnologias utilizadas para reunir e compartilhar dados estratégicos estão contribuindo cada vez mais para a rápida expansão das transações comerciais”.
A maioria das empresas pode criar valor a partir de investimentos na infraestrutura de TI quando leva em conta três passos importantes: 1.
rever o projeto de TI existente, discriminando todos os itens disponíveis; 2. investir no suporte técnico; 3. identificar as capacidades necessárias para alcançar as metas de crescimento.
“Um bom projeto de TI inclui não somente os requisitos tradicionais.
Muitas vezes é necessário conectar todas as tecnologias disponíveis, como etiquetas inteligentes, sensores de câmeras internas, GPS e telefonia celular, entre outros, para alcançar alta performance”, diz o executivo da Online Brasil.
Com os avanços da telefonia móvel e das redes sem fio as informações estratégicas podem ser cada vez mais acessadas e compartilhadas num volume e rapidez nunca antes experimentados. Esse ritmo frenético, facilitado pelas novas ferramentas disponíveis, permite que decisões cruciais sejam tomadas em tempo real – ainda que os executivos da empresa estejam em locais distintos e fazendo uso de múltiplas tecnologias de comunicação.
Fonte: Estadão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!