A construção da primeira etapa da ferrovia, que terá uma distância de 250 km partindo de Alto Araguaia, deverá ter início ainda no mês de julho deste ano.
Na última terça-feira (19), o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, entregou a licença para a instalação dos trilhos da ferrovia à empresa América Latina Logística (ALL), responsável pelo gerenciamento da Ferronorte . Os recursos serão disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) contou também com a presença do governador Blairo Maggi, do vice Silval Barbosa, do presidente da Fiemt, Mauro Mendes, e demais autoridades. Segundo Maggi, com a finalização da obra prevista para até 2010, a agricultura do Estado terá maior valorização.
Conforme o governador, será possível escoar a produção dos grãos incentivando a exportação desses produtos. Diante disso, o diretor de relações corporativas da ALL, Pedro Roberto Almeida, garantiu que a safra de 2011 poderá ser transportada por meio da ferrovia.
No entanto, Maggi ressalta, que mesmo diante da capacidade de 20 milhões de toneladas suportáveis no transporte via Ferronorte, ainda assim seria insuficiente para atender toda a demanda no escoamento da soja, milho e outros grãos.
“O Estado precisa de outras alternativas para escoar sua produção, como por exemplo, melhoria de rodovias e a utilização de hidrovias”, ressalta o governador. Ele garante também que os preços dos fretes, principal empecilho para o escoamento de grãos no Estado, sem precisar quanto, deverá sofrer redução significativa.
Fonte: Estadão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!