O vereador José Carlos Cimatti (PSB) protocolou na Câmara Municipal, projeto de lei que dispõe sobre “construções sustentáveis” no município de Dourados. A lei consiste em exigir princípios básicos na elaboração de projetos de empreendimentos residenciais e comerciais, como forma de garantir construções sustentáveis no município. Entre as exigências deverão ser observados alguns itens como; avaliação do impacto ambiental, reciclagem de resíduos sólidos, economia no consumo de água e aproveitamento de iluminação natural, como forma de reduzir o consumo elétrico.

Cimatti cita como exemplo de construção sustentável, o surgimento dos chamados “Prédios Verdes”, que possibilitam a economia de metade do consumo de energia elétrica e água tratada. Ele explica que nesses empreendimentos, entre outros itens, é instalado um hidrômetro em cada apartamento ou sala comercial, garantindo ao usuário a cobrança apenas da água ou energia que consomem. “Os Prédios Verdes estão entre as principais apostas de muitas construtoras brasileiras, seus projetos sustentáveis prometem melhorar a qualidade de vida do cidadão além de valorizar os imóveis”, comenta o vereador.

O projeto prevê ainda, condições ao poder executivo, através da Secretaria Municipal de Obras, analisar e autorizar a execução das obras, cabendo inclusive impedir a construção dos prédios que não atendam às exigências previstas na lei.

Fonte: Estadão