Com obras orçadas em R$ 36 milhões, o maior investimento já feito na melhoria e ampliação do sistema de abastecimento de água do município, Santarém, no oeste do Pará, em breve vai oferecer água tratada para a maioria da população.

Executadas pelo governo do Estado, por meio da Companhia de Abastecimento do Pará (Cosanpa), as obras incluem a construção de cinco poços profundos e três reservatórios, e implantação de 79 mil metros de rede de distribuição e cinco sistemas de desinfecção e cloração.

Com esse investimento, que prevê ainda a instalação de seis mil ligações domiciliares e mais de 13 mil hidrômetros, o abastecimento de água em Santarém será ampliado em 3.000m³/h. Os recursos destinados às obras são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do governo do Estado.

Paralelamente às obras de infraestrutura, a Cosanpa desenvolve em Santarém atividades educativas, com a equipe do projeto de Trabalho Técnico Social. Realizadas em escolas e associações parceiras do projeto nas áreas beneficiadas, as ações são destinadas a incentivar a preservação dos recursos hídricos, ensinando o uso correto dos serviços oferecidos e promovendo a educação ambiental.

Fonte: Estadão