A Caixa Econômica Federal assinou no dia 22 de março, em São Paulo, 26 contratos de financiamento para construção de seis mil unidades habitacionais dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), durante a abertura do 54º Congresso Estadual de Municípios, em Serra Negra (SP). O evento, organizado pela Associação Paulista de Municípios, que representa 645 municípios do estado de São Paulo, contou com a presença da presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, e do vice-presidente de Atendimento, Carlos Augusto Borges.
Dos empreendimentos, quatro são destinados para a faixa de renda de 0 a 3 salários mínimos e 22 para a faixa de 3 a 10 salários. As unidades habitacionais financiadas totalizam 6.003, sendo 1.162 para 0 a 3 salários mínimos e 4.839 de 3 a 10 salários.
Dentre os 18 municípios beneficiados, estão Mauá, Santo André, Sumaré, São Paulo, Jundiaí, Várzea Paulista, Cajamar, Osasco e Piracicaba. O valor total dos investimentos é da ordem de mais de R$ 500 milhões.
O 54º Congresso Estadual de Municípios acontece de 22 a 26 de março, no Centro de Convenções Circuito das Águas, em Serra Negra/SP, e reúne prefeitos, secretários e vereadores de todo o estado de São Paulo. Concomitantemente ao Congresso, a Associação Paulista de Municípios ainda promove, no mesmo local, a Feira de Produtos, Serviços e Tecnologia com o intuito de facilitar aos gestores públicos a busca de alternativas para modernização e facilitação de suas administrações.
O programa
O Programa foilançadoem abril de 2009 pelo governo federal com o objetivo de implementar o Plano Nacional de Habitação de construir um milhão de moradias, aumentar o acesso das famílias de baixa renda à casa própria e gerar emprego e renda por meio do aumento do investimento na construção civil.
A CAIXA, agente do Programa, totalizou em 2009 R$ 14,1bilhões em investimentos e beneficiou 3.309.031 famílias. Para 2010, o banco prevê manter a média de contratação em 60 mil unidades habitacionais por mês, o que representará ao final do ano o cumprimento total da meta do PMCMV, beneficiando um milhão de famílias.
Sobre o alcance de metas e recordes alcançados pelo programa, declarou o vice-presidente de Governo da CAIXA, Jorge Hereda: "O presidente Lula, quando lançou o PMCMV, nos disse que iríamos fazer o Programa Minha Casa Minha Vida e, ao mesmo tempo,fazer "A vida continua". Ou seja, não se tratava de transferir esforços de um para outro programa, mas sim, fazer algo mais, além do que já vinha sendo feito. E olha que já vínhamos batendo um recorde atrás de outro. Muitos duvidaram da nossa capacidade, porémos resultados demonstram que sempre é possível conseguir a união de esforços em torno de uma boa causa e, assim, superarmetas aparentemente inatingíveis".
Fonte: Estadão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!