Com a experiência de já terem se associado para desenvolver o parque eólico de Gargaú (28,05 MW), da Ecopart, instalado no ano passado em São Francisco de Itabapoana, no Rio de Janeiro, a consultoria Andrade & Canellas (A&C) e a empresa de engenharia Multiempreendimentos assinaram nova parceria para trabalhar na identificação de aproveitamentos para instalação de parques eólicos e na implantação de projetos (greenfield), bem como com linhas de transmissão. O objetivo é somar a experiência da consultoria com o gerenciamento de obras de infraestrutura e da empresa pernambucana no desenvolvimento e gestão desse tipo de usina.
Em Gargaú, a Multiempreendimentos foi responsável por todo o processo de engenharia do proprietário do parque, enquanto a Andrade & Canellas foi responsável pelo acompanhamento da implantação da obra, inclusive para encaminhamento de relatórios independentes para subsidiar o agente financeiro na liberação das parcelas do financiamento do empreendimento.
"Nossa perspectiva é trabalhar principalmente no mercado do Nordeste, que concentra a maior parte do potencial eólico do país", afirma o presidente da Andrade & Canellas, João Carlos Mello. "Neste ano, pretendemos desenvolver pelo menos quatro projetos juntos", completa o diretor Comercial da Multiempreendimentos, Luiz Carlos Ribeiro.
A expectativa é aproveitar o bom momento que a energia eólica vive hoje no País. Além do desenvolvimento dos projetos contratados por meio do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), hoje há uma série de empreendimentos voltados à contratação de energia de reserva e ao mercado livre.
Fonte: Estadão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!