Nesta segunda-feira (6), a usina hidrelétrica de Chavantes, que integra a Duke Energy International, Geração Paranapanema, completa 42 anos. Inaugurada em 6 de fevereiro de 1970, a usina começou a ser construída em 1959, e foi finalizada por completo em 1971. Com um porte impressionante, a usina possui uma barragem situada a 3 km abaixo da foz do rio Itararé. O tamanho de seu reservatório é de 400 km2, o equivalente a 37 mil campos de futebol, e possibilita o armazenamento de 9,4 bilhões m3 de água, o que permite a regularização de grande parte da vazão média do rio, evitando enchentes e assegurando irrigação a toda a região ribeirinha.

Enquanto a usina esteve sob concessão da Cesp, também abrigava uma vila técnica que servia de moradia para vários empregados. Hoje, nas antigas casas, funcionam os escritórios da Duke Energy.
Com potência instalada de 414 MW, Chavantes também possui uma importância operacional muito relevante, pois é lá que está instalado o Centro de Operação da Geração (COG), de onde a Duke Energy tem condições de supervisionar e operar remotamente via satélite suas oito usinas no rio Paranapanema e seus respectivos reservatórios.

Fonte: Padrão