Se por um lado a indústria da construção civil possui destaque no cenário econômico do País, com grande participação no PIB, por outro é considerada potencialmente poluidora e degradadora do ambiente natural. Os impactos gerados abrangem os vários agentes envolvidos na cadeia desde a extração de matérias-primas até o descarte dos resíduos.

Com objetivo de priorizar a importância do meio ambiente, a OAS Empreendimentos promove para os operários das obras de seus empreendimentos, o curso de Educação Ambiental, com o propósito de formar Agentes Mobilizadores Ambientais. Dentro deste curso, os colaboradores recebem aulas teóricas e práticas de conscientização ambiental, divididas em duas etapas e quatro módulos com carga horária de 20 horas. Entre os assuntos abordados, destacam-se ética e cidadania, três R´s (reduzir, reutilizar e reciclar) da sustentabilidade, impacto ambiental e legislação.

Recentemente, foram 250 operários da obra de construção do Jardins Cajazeiras que receberam o certificado de conclusão. Um dos objetivos, que também foi aplicado entre os operários de outro empreendimento, o Jardins dos Girassóis, é formar agentes multiplicadores de práticas de conscientização e preservação ambiental a fim de contribuir para minimizar os impactos decorrentes de intervenções no ambiente. “O interesse da empresa em formar Agentes Mobilizadores Ambientais é contribuir para implantar ações de preservação durante toda fase da construção do empreendimento”, explica Claudio Calasans, gerente de QSMA da OAS Empreendimentos.

Fonte: Padrão