O Grupo Citra, empresa brasileira especializada em negócios nacionais e internacionais, traz para o Brasil os truques Scheffel, equipamentos capazes de evitar o desgaste excessivo das rodas e trilhos dos trens e que, segundo Dominic de Souza, diretor comercial da empresa, “possibilitam economia de até 40%, dependendo das condições de uso e levando em consideração o trajeto e a carga a serem transportadas”.
O sistema foi desenvolvido na África do Sul com a proposta de tornaro transporte de minérios mais lucrativo. A partir do principio da circunscrição de curva, que permite que os truques acompanhem os trilhos sem atritos com a flange e faça as curvas passivamente, foi criado um sistema capaz de aumentar a vida útil de uma roda de trem de 600 mil para 3 milhões de Km. Apostando também na sustentabilidade, por diminuir de forma drástica o impacto com os trilhos, o consumo de combustível é reduzido, pois os vagões exigem menos força para se locomoverem e não existe o risco de descarrilamento.
Outro diferencial do sistema é que, por possuir borrachas em sua estrutura, a vibração não é transmitida para os vagões, pois os trucks absorvem as imperfeições dos trilhos e eliminam as forças da inércia. Além disso, quando vazio, a tecnologia permite um aumento na velocidade, por conta da estabilidade proporcionada. Essas vantagens resultam em uma redução no período em que a manutenção é realizada. “Em média, os trens precisam passar por reparos a cada dois anos, porém com o sistema Scheffel é possível estender esse tempo em até 16 anos”, aponta o diretor comercial do Grupo Citra.
A empresa também comercializará o kit Scheffel, visando atender às empresas que já possuem toda a estrutura do sistema ferroviário implantada. Com esse kit os truques podem ser substituídos, com redução de 60% no custo do equipamento. “A nossa intenção é oferecer ao mercado brasileiro uma solução que ajude a aumentar os lucros. No Brasil, foram transportadas 530 milhões t de cargas no último ano, contra 471 milhões t, em 2010. Com investimento em tecnologia temos condições de aumentar esses números”, conta Dominic de Souza.
Fonte: Padrão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!