O crescimento do agronegócio também tem tido reflexo no segmento de máquinas de construção, fazendo com que os fabricantes desses equipamentos incluam feiras agrícolas no seu calendário anual de eventos. É o caso, por exemplo, da Case Construction Equipment que participa, pela quarta vez, da Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, que acontece até o dia 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

“Todas as máquinas de construção têm utilização no agronegócio e os empresários do setor estão investindo na mecanização, com aquisição direta ou através de locadores, para alcançar maior produtividade e qualidade”, afirma o diretor geral da Case para a América Latina, Roque Reis. Segundo ele, as vendas para o segmento, em 2011, foram cerca de 30% maiores que em 2010. “As máquinas de construção são usadas na infraestrutura das fazendas e usinas, em serviços gerais, carregamento de grãos, movimentação de bagaço de cana-de-açúcar, insumos e muitas outras aplicações”.

Em seu estande, com 2.340 m², a empresa expõe máquinas de construção mais utilizadas no agronegócio:

Pá carregadeira 721E versão canavieira – Desenvolvida especialmente para movimentação e carregamento de bagaço de cana, para abastecer as caldeiras e fazer curva de nível. Elas possuem pré-filtro de ar ciclônico para o motor e ar condicionado, tela protetora no alternador e ventilador reversível – reduzindo o número de paradas e facilitando a limpeza. A 721E possui motor com tripla potência de até 195 hp e peso operacional de 14.232 kg.

Pás carregadeiras 621D e W20E – Para o mercado de fertilizantes, essas pás carregadeiras W20E, 621D, 721E têm os mesmos diferenciais da versão canavieira acrescidas de pintura especial para proteção contra ambientes corrosivos: eliminação das quinas vivas, tubos pintados em vez de bicromatizados, cabos elétricos com proteção de silicone e pintura mais espessa, à base de fosfato de zinco, para aumentar a proteção contra corrosão.

Pá carregadeira 821E rocha – equipada com motor com tripla potência, até 227 hp, caçamba reforçada de 2,7 m³ e é voltada para aplicações mais pesadas. A 821E também é produzida na versão canavieira, com caçamba de 5 m³, que alcança alta produtividade na movimentação e carregamento de bagaço de cana. Também possui pré-filtro de ar ciclônico para o motor e o ar-condicionado, tela protetora do alternador e ventilador reversível.
Motoniveladora 865B – As motoniveladoras são essenciais para realizar as obras de infraestrutura em canaviais e em lavouras, fazer curvas de nível e escarificação do solo. A 865B vem equipada com motor turboalimentado de alto desempenho, com potência de 170 hp, lâmina de 3.962 mm (13’) e ripper traseiro.

Escavadeiras hidráulicas CX220B e CX160B – São utilizadas em pequenas e médias escavações, carregamento de materiais e terra. A CX160B tem potência líquida de 120 hp e peso operacional de 17.100 kg. A potência líquida da CX220B é de 170hp e o peso operacional de 22.174 quilos.

Retroescavadeira 580 M 4 x 4 – É utilizada no plantio, no carregamento de materiais, na construção, manutenção nas fazendas e usinas de cana-de-açúcar. A 580M tem um motor com baixo consumo de combustível, variações de potência líquida entre 75hp e 85hp e peso operacional de 6.522 kg. Um dos grandes diferenciais dessa máquina é a cabine, mais ampla, funcional, silenciosa e de ampla visibilidade.

Carregadeira Compacta 321E – Recém-lançada, é ideal para o trabalho em locais com espaço restrito, no carregamento de materiais. Possui peso operacional de 5.750 kg, motor com 77 hp de potência líquida e alto torque, que oferece muita potência para mover mais material por hora. O motor da 321E também segue as normais ambientais de emissão de poluentes Tier 3.

Minicarregadeiras Skid SR200 e Skid SV185 – São máquinas versáteis, utilizadas em vários processos em plantações, avicultura e suinocultura. Nas granjas, por exemplo, a máquina varre o galpão, retira e recoloca as camas de frango, movimenta milho e farelo para a fabricação de ração, abastece os silos dos comedores automáticos, carrega os caminhões com esterco dos aviários e, equipadas com garfo pallet, carrega os caminhões com caixas de frango.