A Sotreq, revendedora de equipamentos Caterpillar do Brasil, firmou parceria com a Vulkan Brasil para a comercialização da linha de produtos Vulkan nos mercados de petróleo e marítimo.

 

 

Os componentes Vulkan serão utilizados em equipamentos Caterpillar e Mak voltados aos setores marítimo e de petróleo e gás, nos quais a Sotreq tem importância crescente. A Vulkan Brasil é subsidiária da multinacional alemã com mais de 120 anos de história na fabricação de componentes para transmissão de potência para os setores naval e industrial. A empresa está no País desde 1974.  

“No Brasil, a Vulkan tem importante papel na fabricação de componentes industriais, já que o segmento naval ainda se mostrava pouco desenvolvido. Porém, nos últimos seis anos, esse setor ganhou força e, somado ao mercado de petróleo e gás, pode crescer de 10% a 20% nos negócios da empresa”, diz Mauro Vagner Constantino, gerente regional de vendas da Vulkan para a América do Sul.

Na verdade, a Sotreq já fazia uso de componentes Vulkan em vários equipamentos Caterpillar. Com a parceria, a Sotreq passa a comercializar os acoplamentos e responder por sua manutenção. “A parceria com a Vulkan possibilita que a Sotreq amplie seu portfólio de soluções para os clientes de petróleo e marítimo. Isso ajuda na fidelização de nossos clientes, que podem resolver conosco todas as questões relacionadas a geradores e motores”, diz Gustavo Sepúlveda, diretor da unidade de Petróleo e Marítimo da Sotreq.

Ainda segundo Constantino, da Vulkan, essa iniciativa está alinhada com a preocupação das empresas e do governo em adquirir equipamentos fabricados inteiramente no Brasil. Trabalhar com conteúdo local é cada vez mais uma exigência do mercado, e os componentes fabricados pela Vulkan no Brasil têm padrões internacionais de qualidade e excelência.

Por sua vez, a unidade de petróleo e marítimo é atualmente uma das áreas que mais crescem na Sotreq. O grupo atua em mercados bastante consolidados, como construção e mineração, e vislumbra no petróleo e marítimo um grande potencial de crescimento. “As recentes descobertas de petróleo no litoral brasileiro, os anúncios de investimentos na atividade petrolífera e o incentivo à produção nacional contribuem para o crescimento da nossa unidade”, garante Sepúlveda. Em 2009, a área somava cem colaboradores; hoje já são mais de 300 funcionários da Sotreq dedicados ao desenvolvimento de soluções para clientes da área.

 

Fonte: Padrão