O Comitê de Estacas Pré-Fabricadas de Concreto, da Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto (Abcic), marca sua participação no Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia (SEFE7) com o lançamento da nova versão do Manual Técnico de Estacas Pré-Fabricadas de Concreto, contendo recomendações e boas práticas de uso desta solução. No estande número 38, membros do Comitê vão divulgar a nova versão, que traz os ajustes à NBR 6122/2010.

Escrito em conjunto com 11 empresas fabricantes de estacas de concreto pré-fabricado e que tem como objetivo auxiliar os projetistas e usuários para a utilização desses elementos de fundação, o manual garante a uniformidade dos critérios de cálculo e de utilização do produto. Essa uniformidade torna-se necessária, visto que os tipos de estacas variam de uma fabricante para outra. Um ponto importante na montagem do manual foi o fato de cada fabricante ter fornecido seus dados, de forma a deixar o processo mais democrático e confiável.

“O Manual é uma ferramenta essencial para que os profissionais do mercado observem as condições básicas nos projetos de execução de fundações de edifícios, pontes e demais estruturas, utilizando estacas pré-fabricadas de concreto”, analisa o coordenador do Comitê, Eurico Leite Carvalhaes Filho. Ele observa que a nova versão chega em boa hora, especialmente, pelo aumento da demanda na construção por soluções industrializadas.

A Abcic, Iria Lícia Oliva Doniak, endossa a observação de Eurico. “A pré-fabricação em concreto está tendo papel importante na construção civil no Brasil, ao agregar qualidade às obras e ao possibilitar o atendimento a prazos de execução cada vez mais ousados, além de vencer um dos grandes gargalos do setor que é a falta da mão-de-obra qualificada. Padronizar o uso dessas soluções é um dos caminhos para garantir boas práticas na construção”, defende Íria.

O desenvolvimento foi baseado na análise da Norma 6122/2010, o que demandou revisão das capacidades estruturais das seções de cada uma das empresas. Um dos diferenciais com relação às edições anteriores foi a adição do capítulo “Aspectos Normativos”. Outra novidade trata da atualização dos valores de resistência do concreto – o que antes era de 35 MPa agora passa a ser de 40 MPa – permitindo que a capacidade estrutural seja aumentada, gerando novos Diagramas de Interação à Flexo-compressão e à Flexo-tração.

A última edição do SEFE foi realizada em 2008. Em 2012, o evento será realizado de 17 a 20 de junho, em São Paulo, e incluirá em sua programação a 1ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia. Para mais informações, visite: http://www.sefe7.com.br/