Em uma das poucas conferências no mundo voltadas à tecnologia de “escaneamento”, a SPAR, realizada recentemente no Texas, Estados Unidos, foi consensual entre os presentes que as soluções de laser scanning tiveram acentuada queda de custo, melhoria das capacidades e maior entendimento e aceitação do usuário à ferramenta. Este cenário tem criado uma onda de uso de point clouds (processo de uso de scanner em 3D para grandes dimensões) para documentar condições de obras em andamento.
Chad Rabitoy, sócio de uma empresa especializada em laser de “varredura”, prevê que a tecnologia será logo uma ferramenta fundamental na construção. “Nós estamos usando laser scanning há quase 12 anos. Nossa equipe o usa como instrumento eficaz para registrar mudanças no campo e ajuda na melhoria da qualidade do projeto”, afirma.
“O GPS foi igual”, adiciona Rabitoy. “O GPS teve que provar sua eficiência. E cresceu rápido. Eu vejo o mesmo na mudança dos desenhos em 2D para o CAD. Isso mudou a Engenharia, como nós sabemos. Eu vejo o laser scanning) como a próxima etapa de como os negócios serão feitos dentro da indústria da construção”, avalia.
Pioneiros e veteranos que participaram desta conferência anual foram unânimes em afirmar o crescimento deste mercado. Cerca de 60 empresas expuseram no evento, representando um crescimento de 18% em seu tamanho. O número de participantes na conferência também aumentou.
S. Keith McNease, vice-presidente da SAM, empresa de engenharia, mapeamento aéreo e topografia, explica que usa a tecnologia desde 1998. “Você tem que ter a ferramenta certa e a combinação certa para as necessidades do cliente”, diz. A empresa usa a tecnologia para elevar de forma expressiva o nível de precisão nos seus trabalhos.
Fonte: Padrão
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!