Empresários do setor rodoviário brasileiro estarão reunidos, nos dias 5 e 6 de novembro, em Porto Alegre, no 1º Encontro Nacional da Construção Pesada, para promover o debate, com especialistas e autoridades, sobre “O que o Brasil precisa para elevar os investimentos em infraestrutura e aumentar a sua eficiência”.

Segundo o presidente do Sicepot-RS, Nelson Sperb Neto, os investimentos públicos em infraestrutura de transportes não estão conseguindo evitar o agravamento dos problemas enfrentados pelo setor produtivo para escoar suas mercadorias, o que impõe perdas cada vez maiores à economia brasileira e reduz ainda mais sua competitividade.

O dirigente lembra que um estudo recente da Fundação Dom Cabral, abrangendo todo o país e todos os setores econômicos, concluiu que a falta de investimentos públicos em logística provoca perdas anuais de US$ 80 bilhões para as empresas brasileiras, valor que corresponde a 4% do PIB e, coincidentemente, ao volume de recursos que o Brasil precisa investir para eliminar os gargalos logísticos. “Para se ter uma ideia da atual defasagem basta lembrar que nos últimos 30 anos a média de investimentos em infraestrutura ficou em apenas 1,5% do PIB”, ressalta Sperb. “ Esses gargalos no setor representam grande parte do Custo Brasil que, juntamente com a carga tributária, puxa o país para baixo no ranking internacional de competitividade, onde estamos na 46ª posição”.

O 1º Encontro Nacional da Construção Pesada será realizado no Hotel Deville, em Porto Alegre, e é aberto à participação de todos os empresários do setor e interessados. Mais informações: (51) 3228-3676 e diretoria@sicepot-rs.com.br