Dados de 2009 divulgados pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) mostraram que a construção da ETE Betim, em Minas Gerais, conseguiria garantir a retirada de 93% das impurezas da água antes de ser devolvida ao leito do rio Betim.

O projeto foi desenvolvido e supervisionado pela Copasa, com execução em regime de convênio com a prefeitura municipal de Betim. A Xylem foi a fornecedora de Grids de Aeração Sanitaire e de misturadores e bombas submersíveis Flygt na obra que pode receber até 500 litros de esgoto por segundo, refletindo na melhoria progressiva do índice de qualidade das águas do rio Betim.

Durante dois anos de operação sem interrupção, não foram registradas quebras ou falhas do sistema e a ETE Betim funciona com elevado rendimento, baixo consumo de energia e redução de mão de obra operacional. “Iniciamos a operação da ETE Betim em abril de 2010 e, até o momento, não tivemos problemas no sistema de aeração. O cliente está muito satisfeito com a qualidade do produto ofertado”, comenta o engenheiro eletricista da Construtora Barbosa Mello S/A, Carlos Alberto Ribeiro Neves.

Segundo Eduardo Braga Santos, engenheiro da Xylem que participou ativamente das obras da ETE Betim, a Xylem saiu vencedora da disputa concorrendo com fortes fabricantes nacionais, entre eles, a mesma empresa que forneceu, entre outros equipamentos, o sistema de aeração da ETE Arrudas na primeira fase, porque dedicou a maior parte do tempo ouvindo o cliente para entender suas necessidades e, com isso, poder apresentar propostas de melhoria no processo e no projeto. “Além disso, a Xylem soube provar ter a melhor solução em sistema de aeração para os problemas apresentados” – afirma Santos.

O emprego do sistema na ETE Betim viabilizou um segundo fornecimento dentro do estado. Por esse fato, a Xylem acredita que em 2014 irá novamente fornecer a segunda etapa do processo, pois fortificou seus produtos e serviços dentro da companhia de Saneamento de Minas Gerais.

“A montagem foi realizada de maneira positiva, pois os equipamentos Sanitaire são fáceis de manusear e, dessa forma, tempo e pessoal foram diminuídos, já que o sistema possui menos interligações e também é mais leve. A solução de aeração desenvolvida pela Xylem é muito boa e funcional”, explica o Dr. Manuel Osvaldo Senra Alvares da Silva, consultor em projetos de estações de tratamento de esgoto, que participou da obra da ETE Betim. A mesma opinião é compartilhada por Marconi Teixeira Dias – Gerente do Contrato que participou da construção da ETE. “Os produtos Sanitaire utilizados são de ótima qualidade e desempenho ficando dentro da nossa expectativa inicial”, afirma Dias.

A durabilidade e qualidade dos produtos Xylem devem-se aos seguintes aspectos: os grids nacionais feitos em PVC não resistem aos raios UV e ressecam, quebrando algum tempo depois do início da operação. Já o produto da Xylem possui o sistema em PVC com teor de dióxido de titânio em sua composição, o que permite ao material resistir a esses raios e com custo muito inferior aos materiais em inox. Além disso, a garantia exigida pelo contratante era de 24 meses, mas os grids e todos os insumos Sanitaire têm durabilidade superior a cinco anos de operação ininterrupta.

As membranas dos grids Xylem ainda possuem uma tecnologia de fabricação que produz microbolhas menores que as membranas dos concorrentes. As microbolhas melhoram a eficiência da transferência do oxigênio para as bactérias dentro do tanque e, dessa forma, reduzem a quantidade de ar a ser introduzido, o que consequentemente, diminui o consumo de energia nos sopradores. Além disso, o período de montagem é menor, pois o sistema possui menos interligações, são mais leves e, logo, não utilizam guindastes.

Fonte: Padrão