Com o objetivo de garantir qualidade ao serviço e melhorar o tempo de resposta na distribuição de água tratada na cidade de São Paulo (SP), a Siemens, através do Projeto Novo SCOA, atualizou o Sistema de Supervisão e Controle do Abastecimento de Água da Sabesp. A Sabesp já possuía a tecnologia Siemens para Centros de Operação dedicados a distribuição de água desde 2006 e com a conclusão desse projeto, uma nova versão do sistema entrou em operação em abril de 2012.
O foco principal do novo sistema de supervisão e controle foi a aquisição de novas funcionalidades e a preparação do sistema para ampliações maciças nas instalações da Sabesp para distribuição de água, o que permitirá o aumento da confiabilidade e agilidade nos serviços. “A SABESP é uma das maiores distribuidoras de água tratada do mundo e com certeza a mais importante referência entre as distribuidoras no Brasil. Este projeto consolida a tecnologia Siemens para sistemas de supervisão e controle de grande porte como uma das mais avançadas e confiáveis também no universo da distribuição de água tratada”, afirma Guilherme Mendonça, diretor de Smart Grids da Siemens.
Dentro do portfólio da Siemens para a supervisão e controle do fornecimento de água tratada estão os aplicativos inteligentes, ou smart water, destinados à distribuição de água e permitem, por exemplo, o controle automático dos níveis dos reservatórios, além do controle ótimo de vazão para equilíbrio e proteção do sistema contra possíveis faltas de água para a distribuição. Os aplicativos inteligentes permitem ainda, a visualização de toda a rede de distribuição da Sabesp em displays gráficos de alta qualidade, bem como o envio de comandos de controle remotos, sem que haja a necessidade de deslocamento da equipe de operação.
Este pode ser considerado o primeiro passo para a ampliação dos sistemas de distribuição de água demandada por um mercado em constante crescimento. A partir deste fornecimento, os investimentos pretendidos pela SABESP nos próximos anos visando a satisfação total de seus clientes, quanto ao abastecimento de água tratada, poderão ser diretamente incorporados ao novo sistema, uma vez que a tecnologia nele utilizada está em alinho com que o que se tem de mais moderno no mercado.
Compartilhar
Compartilhar essa página com seus contatos!